Pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro Pop recebem apoio de comunidades terapêuticas

Instituições vão até a unidade às terças e quintas a fim de acolher pessoas que buscam voluntariamente se recuperar da dependência química

Foto: Gislaine Matos

O Centro Pop conta agora com mais uma novidade. Além dos serviços oferecidos para a população em situação de rua, todas as terças e quintas-feiras, comunidades terapêuticas levarão orientações aos assistidos a fim de acolher as pessoas que buscam voluntariamente se recuperar da dependência química. Antes, esse encaminhamento era realizado pela Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura. As comunidades utilizam como tratamento atividades laborais, esportivas, recreativas, oficinas profissionalizantes e acolhimento psicológico e espiritual.

Danilo Henrique, de 48 anos, foi encaminhado há cerca de 15 dias para a comunidade terapêutica Desafio Jovem e traz em seu relato a importância da abordagem. “Fui assistido pela equipe do Centro Pop e encaminhado para a comunidade terapêutica. Agradeço muito porque aqui é a oportunidade de você ter apoio num momento de fragilidade. Quero ainda ressaltar que o tratamento é extremamente humanizado. Fui muito bem acolhido pelos profissionais. Agradeço à Prefeitura de Anápolis e a todas as instituições envolvidas”.

Para a diretora de Proteção Social Especial, Márcia Jacinta, é importante ter este momento de palestras, rodas de conversa e orientações para conscientizar os usuários a retomarem seus projetos de vida. “O Centro Pop é esse apoio de transformação da vida de cada um. Por meio dessa parceria com as comunidades terapêuticas, vamos fortalecendo cada vez mais as políticas públicas para a população em situação de rua”.

A triagem e encaminhamento acontecem na própria unidade, localizada na Rua Couto de Magalhães, no Setor Central, às terças e quintas-feiras, com atividades às 10h30. No Centro Pop, as pessoas são acolhidas com refeições, banho, roupas e cobertores. Além disso, existe uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.