Prefeitura de Anápolis e Governo de Goiás entregam novos cartões do Aluguel Social

Mais 500 cartões do programa ‘Pra Ter Onde Morar’ foram concedidos a famílias anapolinas

Foto: Bruno Velasco

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), entregou na quarta-feira, dia 03, mais de 540 cartões do programa “Pra Ter Onde Morar — Aluguel Social”, no Ginásio Newton de Faria. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Naves, da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, da coordenadora de Políticas Sociais Eerizania Freitas, da secretária de Integração Márcia Jacinta, do presidente da Agehab Alexandre Baldy, do secretário da Seinfra Pedro Sales e de vereadores da cidade.

“Esta é uma demonstração concreta de nosso empenho em garantir o direito básico à moradia digna para todos os anapolinos. Em parceria com o governador Ronaldo Caiado, estamos dedicados a oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo o crescimento e a inclusão social em nossa cidade”, enfatizou o prefeito Roberto Naves.

O programa destina-se a complementar a renda de famílias em situação de vulnerabilidade financeira que não dispõem de moradia própria. Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos ou emancipado, estar cadastrado ativamente no Cadastro Único (CadÚnico) e residir no município há pelo menos três anos.

“A entrega desses cartões do aluguel social proporciona a essas famílias a oportunidade de receberem um auxílio mensal para complementar o pagamento do aluguel de suas moradias. Dessa forma, evita-se que fiquem desabrigadas e abre-se caminho para desfrutarem de uma moradia digna. Esse suporte beneficia significativamente muitas famílias anapolinas”, ponderou a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves.

Após receber o cartão, a família terá um prazo de 60 dias para enviar o contrato de aluguel através do site da Agehab. O mesmo endereço eletrônico será utilizado para realizar a prestação de contas. O primeiro depósito pode demorar até 10 dias para ser creditado na conta. A partir do segundo mês, o recurso será depositado todo dia 28 ou no primeiro dia útil subsequente. Essa iniciativa é conduzida pela Agehab com financiamento proveniente do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), sob coordenação do Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

Vale ressaltar que desde 2021, em Anápolis, já foram entregues um total de 2.194 cartões desde o início do programa. O recurso mensal de R$ 350 é concedido por 18 meses. Somente no caso de família com pessoa com deficiência ou no espectro autista é possível renovar o benefício. “É com grande satisfação que falo de mais uma conquista social para nossa cidade, mas que também se faz presente por todo o estado de Goiás”, disse a coordenadora de Políticas Sociais, Eerizania Freitas.