Centro de Iniciação ao Esporte é entregue à população anapolina

Espaço atenderá centenas de pessoas para prática e desenvolvimento esportivo

Foto: Bruno Velasco

Anápolis recebeu no último sábado, 13, o maior complexo esportivo do município, o Centro de Iniciação ao Esporte — Carlos Alberto Pasti (CIE). Com um investimento de R$ 6 milhões, o local tem capacidade para atender cerca de 600 pessoas por dia em uma estrutura que conta com academia, pista de atletismo e um amplo ginásio poliesportivo para a prática de diversas modalidades.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, destacou que a obra é muito mais do que a estrutura física, é um investimento no futuro das crianças e adolescentes da cidade. “É uma alegria muito grande estar entregando mais essa grande construção para todos os anapolinos. Aqui nós não investimos somente em infraestrutura, mas na saúde e no desenvolvimento destes que se tornarão grandes atletas no futuro”.

Durante a inauguração, o evento contou com a participação de autoridades, servidores, comunidade em geral e de mais de 600 estudantes da Rede Municipal de Educação, que competiram no Circuito de Corrida Zatopek. O Programa Integração, representado pelas Escola Municipais Ayrton Senna da Silva e Profª Josephina Simões em uma animada partida de futsal, também terá um núcleo permanente no complexo para disputa de jogos e atividades.

A primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, a entrega do local marca o início de uma nova história no esporte de Anápolis. “Temos hoje mais de 600 estudantes da rede municipal aqui, que fazem parte tanto do Zatopek quanto do Programa Integração. Tenho certeza que do meio deles sairão grandes nomes do esporte anapolino e espero que as Secretarias de Educação e de Integração continuem de mãos dadas, usufruindo deste espaço, e proporcionando momentos como estes aos nossos alunos”.

Ao todo são mais de 1,8 mil metros quadrados de área construída, com acessibilidade, pistas de atletismo e salto em distância, academia de ginástica completa e um ginásio que irá permitir a prática de modalidades como futsal, voleibol, handebol, basquete, entre outras. Além disso, o ginásio possui uma arquibancada móvel modular e também um recuo, que permite que outras arquibancadas sejam instaladas para grandes eventos.

Além disso, o CIE carrega homenagem ao ex-servidor da prefeitura, Carlos Alberto Pasti, falecido em março deste ano. “Meu sentimento é de muito orgulho e gratidão ao Prefeito Roberto Naves e toda a sua equipe, por sugerirem o nome do meu marido a esse local que vai beneficiar tantas famílias por meio do esporte. O Carlos era um servidor que atuava com muito amor e dedicação e tenho certeza que a paixão dele pelo esporte será um legado muito importante para toda a cidade”, contou emocionada a senhora Surami Pasti, viúva do homenageado.

A estrutura conta com refeitório, posto médico, vestiário para atletas, banheiros para funcionários e público. Todos os ambientes foram planejados de uma forma inclusiva, adaptados a pessoas com deficiência. Há, por exemplo, um elevador que auxilia no acesso à academia de ginástica localizada no mezanino.