Troca de materiais recicláveis por mudas no Parque Ipiranga tem grande procura

Expectativa é doar mais de dez mil mudas durante toda a ação, que acontecerá às sextas-feiras em pontos da cidade

Foto: Bruno Velasco

O Parque Ipiranga inaugurou o projeto Troca Consciente: Troque seu lixo por árvores. Esse foi o primeiro de seis pontos de Anápolis que receberão a iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano. A expectativa é doar mais de dez mil mudas durante toda a ação, que acontecerá nas próximas sextas-feiras, das 8h às 15h, em parques e feirões espalhados em locais estratégicos da cidade.

Logo nas primeiras horas desta sexta-feira, 21, não paravam de chegar pessoas com sacolas cheias de resíduos para fazer a troca, a maioria com o intuito de plantar em suas chácaras e quintais de casa. Além disso, a população que aproveitava a manhã no parque também não perdeu a oportunidade de levar suas mudinhas. Esse foi o caso de Elma Sousa da Cruz Soares, 47 anos, que saiu toda feliz com suas aquisições. “Acho esse projeto muito bom. Vou levar essas mudas para minha roça.”

Outro amante da natureza, Jerrymarques Lima da Silva, 49 anos, levou mais de 20 árvores para plantar na chácara. “Acho muito importante porque hoje vemos muito desmatamento por aí. Vou reflorestar e acho que se todos fizessem isso, o mundo seria muito melhor.” O aposentado soube do projeto pela irmã e disse com indignação que “não vê mais matas, madeiras de lei, ipês, apenas lavouras e mais lavouras, porém com esse projeto da Prefeitura, o cenário ambiental será diferente na cidade”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Mauro Douglas, “esta é uma campanha que estamos fazendo no sentido de tornar a cidade mais arborizada, ambientalmente mais correta e mais limpa. Você traz um lixo que pode ser reaproveitado na reciclagem e fornece mudas para tornar a cidade mais verde. ”Ele declarou sua satisfação com o fluxo de pessoas no primeiro dia de campanha. “A expectativa é doar mais de mil mudas por dia de ação”, disse.

Para participar da ação, o interessado deve primeiramente procurar um dos colaboradores para preencher um cadastro com CPF, RG e o endereço onde serão destinadas as mudas. “É um procedimento bem rápido, sem burocracia, e você está incentivando a população cada vez mais a reciclar o lixo e plantar árvores para rearborizar a nossa cidade”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino. Ele alertou ainda que cada pessoa pode levar até 20 mudas, dependendo da quantidade de resíduos doados. “Também serão doadas para cada cidadão até três mudas de árvores nativas sem qualquer contrapartida.”

Mauro Douglas ressaltou ainda que a campanha de doação de mudas encerra em fevereiro porque em março e abril já as chuvas diminuem e “no período seco não doamos porque a chance de que a muda seja perdida é grande. Iniciando o período chuvoso, mais para o final do ano, já estaremos preparados para nova campanha”.

Compartilhar publicação