Troca Consciente doou mais de 37 mil mudas e arrecadou 10 toneladas de recicláveis

Encerramento do projeto foi marcado por impacto sustentável e solidário com a arrecadação de 500 toneladas de alimentos

Foto: Victor Augusto

O projeto Troca Consciente de 2024 chegou ao fim nesta quarta-feira, 27, no Viveiro Municipal. A ação disponibilizou diversas espécies nativas do Cerrado em troca de materiais recicláveis, eletrônicos ou alimentos não perecíveis. Foram realizadas dezenas de ações na cidade e doadas mais de 37 mil mudas, durante as atividades.

“O Troca Consciente não apenas declarou o poder da colaboração comunitária, mas também reafirmou nosso compromisso inabalável com a preservação ambiental e o bem-estar de nossos cidadãos. Estamos orgulhosos com os resultados alcançados e renovamos nosso comprometimento em promover iniciativas sustentáveis que deixam um legado positivo para as gerações futuras”, pontuou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

Com o projeto, foram coletadas 10 toneladas de recicláveis como alumínio, plástico e eletrônicos e arrecadadas 500 quilos de alimentos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, conta com a iniciativa do programa Pró-Água, que visa incentivar a população anapolina a plantar árvores na região.

“Essa ação promove a restauração do bioma Cerrado, evitando com que o lixo vá para os bueiros e rios e colaborando com a parte social, por meio do envio dos resíduos para as cooperativas. Já estamos na terceira edição e a cada ano o sucesso do programa vem sendo alcançado e a população vem aderindo mais ao projeto”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino.

Após meses de atividades intensas e resultados grandiosos, o projeto Troca Consciente de 2024, entra em uma pausa temporária. Entretanto, há precisão do retorno das atividades do programa em outubro deste ano novamente. O diretor de Meio Ambiente, pontuou ainda que “essa pausa nos permite avaliar o impacto do projeto até o momento e identificar áreas onde podemos melhorar. Estamos comprometidos em retornar com uma abordagem ainda mais robusta e eficaz, promovendo mudanças positivas e positivas em nossa comunidade”.