Prefeitura de Anápolis promove limpeza e preservação nos cemitérios

Semanalmente uma operação é realizada para separar e coletar os resíduos após a abertura dos túmulos

Foto: Gabriel Augusto

Nos cemitérios municipais de Anápolis, a Prefeitura reforça seu compromisso com o zelo, a limpeza e a gestão adequada de resíduos, mantendo esses espaços com respeito, dignidade e responsabilidade ambiental.

“Com essa época de chuvas, observamos um aumento no crescimento da vegetação e acúmulo de água em locais inadequados. Este serviço visa proporcionar maior conforto e tranquilidade para a população poder visitar seus entes queridos com segurança. Nos preocupamos não apenas com a estética, mas também com a saúde, pois a sujeira atrai pestes e pragas para dentro dos cemitérios, o que pode representar riscos à saúde dos visitantes”, destaca a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

A rotina de roçagem e limpeza dos cemitérios é conduzida minuciosamente por equipes da Diretoria de Serviços Urbanos. Equipados com os devidos equipamentos, esses profissionais garantem a remoção da vegetação excessiva e detritos. É importante ressaltar que, toda sexta-feira, uma operação é realizada para separar e coletar os resíduos após a abertura dos túmulos.

Essa ação é realizada regularmente para recolher caixões antigos e outros materiais de forma organizada e responsável. Os materiais são adequadamente acondicionados e transportados por caminhões para locais de destinação apropriados, como o aterro sanitário. Esse processo não apenas mantém a limpeza e a higiene dos cemitérios, mas também demonstra o compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental.

“Nosso compromisso é com a preservação ambiental e o respeito aos que repousam em nossos cemitérios. O material retirado dos túmulos durante as reaberturas, como parte de nossa rotina semanal de limpeza, é separado cuidadosamente para posterior remoção e destinação adequada. Estamos empenhados em garantir que nossos espaços sejam mantidos com dignidade e em harmonia com o meio ambiente”, explica o diretor de Meio Ambiente, Thiago Vitorino.