Jardim Botânico recebe comemoração alusiva ao Dia da Água

Evento encerrou o ciclo de visitas guiadas e palestras ministradas a estudantes de Anápolis

Um dos maiores cartões postais de Anápolis, o Jardim Botânico, recebeu nesta quinta-feira, 04, mais de 300 estudantes que participaram do fechamento do ciclo de palestras e visitas guiadas alusivas ao Dia da Água. A programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com a Saneago e com instituições de ensino das redes municipal e particular.

A secretária municipal de Obras, Flávia Ribeiro, reforçou a importância do envolvimento dos estudantes com as questões ambientais. “As crianças e adolescentes são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Por isso, é necessário que eles aprendam e coloquem em prática a preservação e o cuidado com a natureza e com os recursos hídricos essenciais para a vida humana”, conta.

Equipes da Saneago, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico em Anápolis, colaborou com o evento por meio de materiais pedagógicos e jogos interativos que explicaram aos alunos a respeito dos temas de coleta e tratamento de esgoto, água tratada e preservação dos recursos hídricos. “Foi muito legal conhecer o Jardim Botânico e aprender mais sobre o meio-ambiente e a importância da água na nossa vida e como podemos cuidar para ela não acabar”, conta Rhaissa Martins, estudante da Escola Municipal Profª Esther de Campos Amaral.

Desde 22 de março, dia em que se é comemorado o Dia Mundial da Água, o Jardim Botânico estava realizando ciclos de palestras e visitas guiadas que tiveram participação das Escolas Municipais Lions Anhanguera, Maronita Dias Dourado, Moacyr Romeu Costa e Profª Esther de Campos Amaral, da Escola Vivant e dos Jovens Aprendizes do Renapsi, além dos idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso.

Com uma área total de 25.480 metros quadrados, o Jardim Botânico de Anápolis conta com uma gigantesca área verde, que inclui lago natural, plantas aquáticas, viveiro e estufa, trilha ecológica monitorada, banheiros, quiosques, estacionamentos, entre outras atrações.

A área conta ainda com o Memorial Ipiranga, no qual é exposto um acervo de equipamentos do antigo clube, além de espaços de convivência, ilha da fonte e esculturas. Também tem quiosque para aulas, apresentações e serviços centrais; jardins sensorial e japonês; alameda das plantas carnívoras e das orquídeas; a trilha ecológica monitorada “Caminho das Águas”; mirante de saída da água; e apoio para área de pesquisa.