Consultas realizadas pelas unidades de saúde em Anápolis dobram em um mês

Após medida do prefeito Roberto Naves, toda a atenção básica passou a ter equipe completa para atendimento médico. Procedimentos odontológicos cresceram 54% no período

Foto: Ana Laura Zanni

O número de consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Anápolis praticamente dobrou em apenas um mês. De 15 de fevereiro até 15 de março, houve 68.389 pacientes atendidos em consulta, número 88% maior que o registrado em janeiro.

O avanço foi possível graças à medida do prefeito Roberto Naves, que repassou a gestão das UBSs à Organização Social (OS) Fundação Universitária Evangélica (Funev). Nesta terça-feira (19), o chefe do Executivo apresentou à imprensa o balanço do primeiro mês de atuação.

Pacientes que antes encontravam dificuldades em agendar consultas pela redução no número de médicos, agora podem fazê-lo com tranquilidade. O número de profissionais, que era de 260, cresceu 73,4% e chegou a 451. Todas as 48 unidades básicas, além dos dois presídios situados em Anápolis, têm agora, no mínimo, uma equipe multiprofissional completa, composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e cirurgião dentista.

“Como todos sabem, houve uma recomendação do Ministério Público para que nós deixássemos de contratar médicos por credenciamento. E este é um modelo mais lento, que por muitas vezes deixou a população sem atendimento. Para resolver este problema, nós colocamos a Funev, que já faz um trabalho aprovado na UPA Pediátrica, para tocar o dia a dia das UBSs. Cobrei resultados imediatos e eles vieram”, destacou o prefeito.

Durante a epidemia de dengue, os números mostram que as UBSs foram cruciais para evitar um colapso na rede de saúde. Foram mais de 16 mil pessoas atendidas, das quais 2,5 mil, ou seja, uma média de 66 por dia, precisaram de tratamento de hidratação. Pensando nisso, desde o mês passado, já funciona no Leblon, unidade de retaguarda, o Centro de Hidratação.

A Funev já era responsável pela gestão das UBSs da região I, no Noroeste, e há pouco mais de 30 dias está à frente de todas as unidades que cuidam da atenção básica em Anápolis.

Avanço

Todos os índices avaliados tiveram melhora entre fevereiro e março. As consultas médicas nas três regionais assumidas recentemente pela Funev subiram 80%, de 10.185 para 18.338. As consultas de enfermagem cresceram 97%, saindo de 12.683 para 24.989.

Os procedimentos odontológicos saltaram de 2.399 para 3.685, num avanço de 54%. As visitas domiciliares, também de competência da atenção básica, chegaram a 43.623 em toda a cidade, o que representa salto de 25%.

Pesquisas conduzidas pela OS com os pacientes atendidos em todas as unidades mostra um índice de fidelização, ou seja, o percentual de pacientes que recomendariam o serviço, de 85%. A satisfação chega a 90%.

“É bastante representativo. Temos a meta de avançar ainda mais. Temos uma capacidade de atendimento ampliada, praticamente dobrada. Cada uma das regiões ainda tem capacidade para atender mais. Houve uma evolução significativa, mas podemos atender mais pessoas. A equipe que temos atualmente é suficiente, segue as diretrizes do Ministério da Saúde, mas vamos aumentá-la”, destacou o diretor-executivo da Funev, João Pedro dos Santos Pereira.

“Nós tivemos avanços muito evidentes, mas é claro que vamos continuar cobrando e dando as condições para que esses números fiquem ainda melhores. Nenhum anapolino ficará sem sua consulta ou sem realizar seu procedimento odontológico”, ressaltou o prefeito Roberto Naves.