Cerest assegura saúde no ambiente de trabalho 

Centro atende em média 200 trabalhadores por mês e não é necessário encaminhamento para fazer o agendamento

No dia 28 de abril, o Brasil celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à função laboral. Desde 2003, esse dia é marcado por uma campanha internacional que insiste na importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais. 

E para tratar desse assunto, em Anápolis existe o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, que atende diretamente o trabalhador e serve como fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram.

Para a coordenadora do Cerest Anápolis, Raquel Santos Coelho, “o centro existe basicamente para melhorar a saúde do trabalhador, assegurar que o seu ambiente de trabalho gere realização e não adoecimento. Esse é um direito de todo e qualquer trabalhador, presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos.” 

Sobre a demanda de Anápolis, a coordenadora diz que o maior número de registros é de acidente de trabalho, seguido das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e depois os Transtornos mentais relacionados ao trabalho. 

“A realização das atividades do Cerest tem como foco realizar a promoção, prevenção e a vigilância em saúde do trabalhador afim de possibilitar a todos um ambiente mais seguro e saudável”, complementou o coordenador do centro, Rafael de Sousa Ferreira.

O Cerest, que atende em média 200 pessoas por mês, é porta aberta a qualquer trabalhador sendo ele formal ou informal, autônomo, da rede privada ou pública e trabalhadores desempregados acometidos por doenças relacionadas ao trabalho. Para conseguir atendimento, basta ir até a unidade ou entrar em contato via telefone para fazer o agendamento. Não é necessário encaminhamento.

Os profissionais que trabalham no Cerest são: técnico de segurança do trabalho, técnicas em enfermagem, psicóloga, nutricionista, educador físico e assistentes administrativos. O espaço está localizado na Rua 7 de Setembro, nº 756, no Setor Central. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os interessados podem entrar em contato pelos números (62) 3902-2498 e (62) 99850-5028.

Compartilhar publicação