Servidores da Prefeitura de Anápolis são capacitados em curso de libras

Novas turmas devem ser abertas em setembro e no próximo ano

Foto: Tathy Serbêto

A língua de sinais, segunda mais utilizada no Brasil, está sendo ensinada a servidores da Prefeitura de Anápolis. O curso de libras, realizado pela Escola de Administração Municipal (EAM), da Secretaria Municipal de Governo e Recursos Humanos, tem como propósito tratar de forma personalizada não apenas os funcionários surdos, como também os cidadãos que procuram a administração. A primeira turma já está em andamento, mas de acordo com o órgão, a previsão é que sejam abertas mais vagas em setembro e no próximo ano.

“Queremos formar o servidor para atender com excelência a população anapolina, e este curso vem justamente para cumprir com esse objetivo”, ressaltou a secretária da pasta, Raquel Antonelli. Ela disse ainda que a decisão de dar continuidade à capacitação, com novas turmas, busca propagar esse serviço a todos os setores da Prefeitura, “seja na área da saúde, da educação, ou mesmo das demais secretarias e espaços públicos”.

O assessor jurídico na Perícia Médica da secretaria e instrutor do curso, William do Carmo Gama, disse que a iniciativa é promover a interação do surdo na comunidade. “Nós não temos intérprete em locais públicos e isso é de suma importância. O surdo tem problemas para resolver como qualquer pessoa. Ele precisa ser recebido e atendido no idioma dele.” Foram chamados de dois a três funcionários de cada secretaria para participar do curso e as próximas edições atenderão a demanda restante.

“Tem muita gente que chega no meu setor querendo dar entrada em um processo de licença, ou aposentadoria, e não conseguimos atender sem um intérprete, o que gera toda uma complicação. Por isso esse curso de libras é um ganho para nós, como também para a cidade”, conclui a servidora de Recursos Humanos, Indiara Rocha de Brito.