Servidoras da Prefeitura de Anápolis se reúnem para celebrar o Outubro Rosa

Conscientização da mulher em relação à sua saúde e superação foram os temas mais debatidos durante o evento

Foto: Ana Laura Zanni

A busca pela informação acerca da saúde da mulher e, de um modo especial, do câncer de mama, foi o que motivou servidoras de todas as pastas da Prefeitura de Anápolis a participarem, nesta semana, do evento de celebração do Outubro Rosa, realizado no Centro Administrativo. Com o tema “Um toque pela Vida”, as mulheres tiveram a oportunidade de assistir a palestra com especialista, depoimentos de superação, além de se movimentarem com aula de fitness, aprenderem a arte da automaquiagem e ainda participarem de um sorteio de brindes. O evento é da Escola de Administração Municipal (EAM) em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor de Anápolis (NASSA).

“Conhecimento não te liberta, ele te torna responsável.” Foi dessa forma que a ginecologista, obstetra e ortomolecular Kênia Machado resumiu a importância desse encontro. Ela completou ainda dizendo que “a partir do momento que as mulheres estão com informação em mãos, elas cobram um posicionamento dos nossos governantes para conseguirem ter acesso à saúde com mais clareza e rapidez”. A médica relatou também que o Outubro Rosa significa o empoderamento da mulher a partir do momento que trouxe o autoconhecimento e o acesso a informações.

E foi com esse conhecimento mais apurado sobre o câncer de mama que a professora da Secretaria de Educação, Patrícia Lins, descobriu que tinha a doença. “Já tinha sido diagnosticada em 2005, mas soube em uma brincadeira de jogar almofadas. Quando ela caiu em meu seio direito, senti o nódulo. Fiquei curada. Porém, em 2017, o câncer atingiu meu seio esquerdo, mas dessa vez tinha todas as informações necessárias e descobri com o autoexame.” A servidora, que está em tratamento, alertou para a importância de a mulher estar em dia com todos os exames e de ouvir as pessoas que estão passando por esse problema ou que já passaram. “A palavra que temos que ter em mente é superação, porque o câncer tem prevenção, tratamento e cura.”

A coordenadora da EAM, Emanoela Celestino, ressaltou que a importância desse evento é a conscientização das servidoras em relação à saúde de uma maneira geral. “Nosso objetivo é sensibilizar as participantes para se cuidarem, olharem mais para si”, concluiu.

Compartilhar publicação