Prefeitura incentiva aleitamento materno em ato no Parque Ipiranga

Gestantes, lactantes e doadoras participam de mamaço e oficina de shantala durante Agosto Dourado

Foto: Bruno Velasco

Na tarde desta quarta-feira, 17, durante a programação do Agosto Dourado, campanha que ressalta a importância do aleitamento materno, um mamaço será realizado no Parque Ipiranga, a partir das 13h30. Haverá ainda oficina de shantala – massagem aplicada aos bebês. A ação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Banco de Leite Humano, tem parceria com a ONG Mamães de Anápolis, Maternidade Dr. Adalberto e Santa Casa. O objetivo é reunir gestantes, lactantes e doadoras.

“O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, ressalta a coordenadora do Bando de Leite Humano, Eliene Monteiro. Além disso, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias e reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O tema do mês, “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, inclui a doação de leite entre as estratégias para salvar vidas. Eliene Monteiro destaca que, apesar do reforço durante o Agosto Dourado, a conscientização é feita constantemente pela equipe, nas unidades de saúde do município. A coordenadora explica que a escolha das doadoras é feita por triagem. Elas recebem atendimento individual, relatando sobre a rotina e histórico de saúde e as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo o cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Mães que possuem problemas familiares ou psicológicos – o que pode interferir na produção do leite – recebem tratamento. A iniciativa foi implantada pela atual gestão.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis fazem um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do leite que, depois de pasteurizado, é doado para espaços como a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa.

Programação:

17 de agosto
13h30 – Mamaço e shantala para gestantes e lactantes no Parque Ipiranga

18 de agosto
8h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Arco Verde
8h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde da Vila Fabril
9h – Palestra e atividades nas unidades de saúde do Santo Antônio e João Luiz de Oliveira
14h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth

19 de agosto
8h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Recanto do Sol
13h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Jardim Suíço
14h – Palestra e atividades para grupo de gestantes nas unidades de saúde Paraíso e Branápolis