Prefeitura de Anápolis passa a funcionar 24 horas por dia pelo ZAP

Mais de 300 serviços estão disponíveis digitalmente ao público anapolino

Para otimização de recursos públicos e modernização do funcionamento da Prefeitura de Anápolis, foi lançado nesta terça-feira, 19, o ZAP 24h — a nova etapa do serviço de atendimento on-line da Prefeitura. Com a iniciativa, mais de 300 serviços serão ofertados ao público anapolino que, a partir de agora não precisará mais sair de casa para resolver nenhuma demanda. Além dos serviços já disponíveis no ZAP, como marcação de consultas, exames, IPTU e outros, a plataforma passa a abrigar, digitalmente, todos os serviços da Prefeitura, 24 horas por dia.

Para que todo esse processo funcione da melhor maneira possível, o ZAP foi ampliado. Além do aumento no número de servidores para atendimento e a modernização do chatbot, que ficou mais ágil e intuitivo, a plataforma passou por implementação de novo sistema que está totalmente integrado às tecnologias de controle interno da administração, o que vai permitir o monitoramento preciso dos serviços prestados, auxiliando no melhoramento contínuo da plataforma e nos processos de tomada de decisão. O modo de acesso é via link, que pode ser obtido no site oficial da Prefeitura ou por meio de acesso direto em zapdaprefeitura.anapolis.go.gov.br, ou ainda pelo número de WhatsApp (62) 3902-2882.

A fim de garantir um atendimento de excelência, os novos servidores do ZAP da Prefeitura participaram, nas últimas semanas, de treinamento intensivo para poderem atender aos requisitos necessários para fazer parte sistema 24 horas.

Para aqueles que não tiverem condições de acessar a plataforma digital ou ainda desejarem ter demandas solucionadas presencialmente, a Prefeitura e demais órgãos administrativos do município funcionarão para atendimento presencial das 12h às 18h, durante a semana, a partir do dia 21 de dezembro. Vale ressaltar que esse novo horário não se aplica a serviços essenciais como unidades de saúde, escolas e outros.

Já o trabalho remoto, com execução da carga horária de forma híbrida, será implantado em caráter experimental durante 30 dias e faz parte das medidas do chamado Plano de Economia Sustentável, apresentado pelo prefeito Roberto Naves em outubro, e impactará na economia de água, energia, serviços de limpeza, manutenção e outros pontos, sem comprometer a qualidade do serviço prestado. “É importante destacar que os serviços essenciais não sofrerão mudanças. Adotaremos esse sistema de forma experimental e, neste período, vamos fazer a análise desse modelo de funcionamento”, pontuou o prefeito.

“Vamos manter os serviços, manter todos os programas, manter todos os direitos trabalhistas e não aumentaremos impostos. O que faremos é gestão com toda a Prefeitura para podermos implantar essas ações e elas vão fazer com que a Prefeitura seja uma máquina mais ágil, mais leve e que seja mais barata. Até mesmo porque quanto mais barata é a Prefeitura, melhor para a população”, completou Roberto Naves.

Novos serviços

O ZAP 24h não se limita apenas a agendar consultas, exames ou pagar IPTU. Também são oferecidos novos serviços, como: denúncias a diferentes tipos de violência, assistência em emergências urbanas, troca de lâmpadas e até remoção de entulhos.

Além disso, estão incluídas no serviço todas as secretarias municipais, como CMTT, PROCON, ISSA, RH e outros departamentos. Isso significa que o cidadão pode acessar vários serviços municipais em um só lugar a qualquer hora do dia, agilizando e democratizando o acesso.

Em tempo

O ZAP foi criado em 2019 para a agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e, posteriormente, ampliado gradativamente para outras áreas como educação e assistência social. Em outubro, foi apresentado o novo plano de gestão, que iniciou a implantação da Prefeitura 24h e resulta, agora, na transformação do ZAP em um hub de atendimento capaz de abrigar 100% das atividades-fim da Prefeitura.

Serviço: ZAP 24h
Acesso: zapdaprefeitura.anapolis.go.gov.br ou pelo número de WhatsApp (62) 3902-2882