Por trânsito mais seguro, CMTT realizou ações para milhares de motoristas durante Maio Amarelo

Campanha incentivou população a participar da pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana

“Durante a campanha do Maio Amarelo, reforçamos todas as nossas ações. Tanto a blitz educativa, quanto palestras e ações conjuntas com as forças policiais”, ressalta a gerente de Educação no Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT), Yasmini Gama. Segundo ela, as atividades ao longo do mês foram essenciais para levar diretamente à população conteúdos informativos, frisando sempre a importância de se respeitar as leis de trânsito e a conscientização do motorista. O encerramento foi na Praça Dom Emanuel, com uma blitz educativa.

Um diferencial em relação aos anos anteriores foi o debate sobre a mobilidade urbana em Anápolis. A CMTT fez ampla divulgação em TVs, rádios e outras mídias da pesquisa em andamento para construção do Plano de Mobilidade (PlanMob), que definirá os rumos que a cidade tomará nesta área, impactando diretamente a população. Além da pesquisa, disponível no site da Prefeitura de Anápolis, uma audiência pública está marcada para o mês de junho.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Manoel Vanderic Filho, houve crescimento de registros de imprudência no trânsito em Anápolis. “Observamos um aumento considerável nesses crimes fatais e isso faz com que as forças de segurança e de trânsito estendam as suas ações para o resto do ano”. O delegado explica que mais de 60% dos acidentes no trânsito com mortes e com lesão grave são causados por consumo de bebida alcoólica, uso do celular, excesso de velocidade e desrespeito à sinalização. Ele ressalta que a conscientização da população é essencial. “Qualquer intervenção do Estado e município se torna ineficaz quando o cidadão não se conscientiza de que o carro na mão de um motorista imprudente se torna uma arma”, finalizou.