Nesta sexta-feira, 25, rede municipal encerra Semana de Educação para a Vida

Estudantes de escolas e CMEIs aprenderam, de forma lúdica, sobre temas que não fazem parte do currículo obrigatório

Foto: Ana Laura Zanni

Nesta semana, as unidades da rede municipal de Educação realizaram atividades para explorar conhecimentos que não constam no currículo obrigatório. A Semana de Educação para a Vida abordou temas como ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, prevenção contra doenças, educação financeira, ética, pluralidade cultural, além de assuntos relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação faz parte do calendário escolar de todas as escolas e CMEIs, como prevê a Lei nº 11.988/2009, sancionada pela Presidência da República.

“Esta é uma ocasião muito pertinente e de suma importância para a aprendizagem dos nossos estudantes, uma vez que as temáticas trabalhadas irão contribuir muito para a formação enquanto cidadãos responsáveis e preocupados com a sociedade em que estão inseridos”, avalia a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas.

A estudante Kailany Abreu, da Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga, aprendeu um pouco mais sobre educação financeira e falou sobre a importância desse conhecimento. “Aprendemos a lidar com o dinheiro, economizar, não fazer dívidas e não comprar excessivamente”, diz.

Os temas transversais estão contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estão sendo desenvolvidos de forma lúdica com estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar nas programações desenvolvidas. Estão sendo realizadas palestras, momentos devocionais, apresentações culturais de dança e música, contação de histórias, plantio de árvores e mudas, espetáculos circenses, oficinas e ações sociais, além da participação do Corpo de Bombeiros.