Estratégias adotadas pela rede municipal após a pandemia já refletem no desempenho dos estudantes

Capacitação de professores, uso da plataforma Educa Anápolis no contraturno e núcleo de alfabetização explicam resultados positivos

Foto: Arquivo

As ações e estratégias implementadas nas unidades da rede municipal de Educação para minimizar os impactos ocasionados pela pandemia já apresentam resultados no desempenho dos estudantes. Eles têm sido avaliados constantemente em sala de aula e os diagnósticos mostram uma evolução na aprendizagem em relação ao início do ano letivo. Várias premiações nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, com medalhas de ouro, prata e bronze, também demonstram os resultados conquistados.

“São vários contextos desafiadores da educação pós-pandemia. Um deles é a alfabetização. As crianças eram pequenas e dependiam dos pais para o acesso às aulas remotas, assim como do recurso tecnológico e da internet. Essa é uma idade em que elas se apegam muito aos professores e esse vínculo é importante no contexto da aprendizagem”, avalia Flávia Fernanda, diretora de ensino na Secretaria Municipal de Educação.

Para Lara Betânia, gestora da Escola Municipal Ernst Heeger, a volta das aulas presenciais impactou positivamente a aprendizagem. “Os resultados estão dentro das nossas escolas. Hoje podemos dizer com segurança que os nossos estudantes evoluíram na escrita, evoluíram na leitura, evoluíram na oralidade, no convívio entre as diferenças, na aprendizagem da matemática, nas relações inter e intrapessoais. A aprendizagem vem acontecendo gradativa e significativamente, os nossos estudantes interagem e experimentam um ambiente pedagógico de confiança e de acolhimento”, avalia.

Outro apontamento da equipe da Secretaria são os 600 mil acessos à plataforma virtual Educa Anápolis, nos últimos meses, impactando mais de 23 mil estudantes em 2022. A assiduidade e frequência nas aulas online, durante o contraturno, atestam o interesse tanto por parte deles quanto de seus familiares na recomposição do ensino e na evolução da aprendizagem.

Inicialmente elaborado para o ensino remoto, o programa passou a oferecer, em 2022, ensino no contraturno escolar com aulas online e atividades complementares. O programa também possui uma vertente exibida na TV aberta com personagens lúdicos que têm visitado as unidades escolares da rede municipal com shows interativos.

Para a secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas, a plataforma possibilitou um grande avanço no processo de ensino-aprendizagem. “A plataforma virtual oferta aulas ao vivo, que ficam gravadas para acesso posterior, com os professores da rede municipal. E o principal é que esses conteúdos acompanham a matriz curricular, que são ministradas nas aulas dentro das unidades escolares, para que o estudante complemente seu ensino, tire suas dúvidas e faça atividades que têm reforçado a aprendizagem”, comenta.

Pensando nos estudantes que foram alfabetizados durante a pandemia, e que precisam de mais atenção para o fortalecimento da base de ensino, foram adotadas estratégias como a ampliação do núcleo de alfabetização, que identifica o prejuízo no processo de ensino e atua com ações pedagógicas, de modo direcionado, para revertê-lo.

Corpo docente
Como parte das ações e estratégias, formar e capacitar os professores é primordial. Por isso, a Secretaria tem desenvolvido diversas formações para os docentes, coordenadores e gestores escolares, para que possam compreender essa nova realidade do processo educacional e adotar ferramentas diante da perspectiva de um planejamento diferenciado. O núcleo de alfabetização complementa essa forma de ação, uma vez que uma assessoria específica para as turmas de alfabetização acompanha, avalia e orienta os professores no processo de elaboração de aulas mais assertivas e aprendizagem eficaz.

“Nós, professores, já prevíamos que enfrentaríamos desafios nas salas de aula nesse período, porque a educação reflete o que a sociedade vive. Nós temos feito um trabalho com muita calma, com uma escuta muito sensível, um olhar diferenciado. Os estudantes chegaram com dificuldades em relação às competências e habilidades esperadas para cada faixa etária. Então, nós precisamos rever atividades, planejamento e pesquisa. E, com isso, buscar muita informação para possibilitar que os estudantes avancem em suas dificuldades e em seus desafios”, explica a professora Indira Mendes.

Entendendo a necessidade de avançar na superação dos prejuízos, a Secretaria desenvolveu uma nova matriz curricular, estruturando conteúdos e habilidades que precisam ser adquiridas na série em que o estudante está cursando, mas levando em conta a retomada das habilidades da série anterior. “Essa matriz ajuda o professor a fazer uma ligação com os conteúdos que foram de maior dificuldade no tempo de pandemia. Isso tem ajudado na aprendizagem durante as aulas presenciais”, finaliza Flávia Fernanda.