Central de videomonitoramento da Prefeitura de Anápolis agiliza tempo de resposta a ocorrências causadas pela chuva

Serviço do Observatório da Segurança Pública, da CMTT, acompanha, 24 horas por dia, imagens em tempo real geradas por cerca de 90 equipamentos

Foto: Ana Laura Zanni

A interdição da Rua Amazílio Lino, na Vila Santana, durante as chuvas da noite deste domingo, 12, em Anápolis, começou minutos após a Defesa Civil identificar o risco de alagamento no local. Um dos motivos para a agilidade de resposta nesta e em outras ocorrências é a Central de Videomonitoramento instalada no Observatório de Segurança Pública, da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). O espaço acompanha em tempo real, 24 horas por dia, as imagens geradas por cerca de 90 câmeras instaladas pela cidade.

“O fato de todas as equipes da Prefeitura, em questão de minutos, estarem nas ruas realmente facilita muito no que diz respeito a proteger as pessoas, e isso minimiza muito os problemas causados pela chuva”, comentou o prefeito Roberto Naves, que percorreu áreas afetadas pelo temporal, ainda na noite de ontem, acompanhado por servidores da Defesa Civil, CMTT, das secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Integração Social. “É a maior chuva dos últimos 30 anos”, comentou em visita aos pontos mais críticos.

O suporte oferecido pela tecnologia das câmeras, que também auxiliam no combate à criminalidade, complementa uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos anos para minimizar as consequências de questões históricas relacionadas ao sistema de drenagem da cidade e às características geográficas do município que favorecem situações de alagamento e inundação. As medidas já tomadas resolveram antigos problemas em regiões como a Avenida Universitária, reconhecida pela frequência de casos agora superados.