Campanha de vacinação contra a Influenza segue até 31 de maio

Para facilitar o acesso, imunizante pode ser aplicado em uma das 48 unidades de saúde da cidade

Foto: Arquivo

Anápolis está avançando em sua campanha de vacinação contra a influenza, visando proteger a população contra a gripe. A meta é vacinar 141.662 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, mais de 25 mil doses foram aplicadas, representando aproximadamente 14,36% do público-alvo já imunizado.

“A campanha de vacinação contra a influenza desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, especialmente nos tempos desafiadores que enfrentamos”, ressaltou Mirlene Garcia, coordenadora de Vigilância Epidemiológica. A imunização não só reduz o risco de contrair a gripe, mas também previne complicações graves e hospitalizações relacionadas à doença, contribuindo para a redução da propagação do vírus na comunidade.

Para garantir o acesso à vacinação, todas as 48 unidades básicas de saúde de Anápolis estão prontas para receber a população, oferecendo um ambiente seguro e organizado para a aplicação das doses. “Estamos empenhados em garantir que todos os anapolinos tenham acesso à vacinação e enfrentem a temporada de gripe com mais segurança e tranquilidade”, acrescentou Mirlene.

Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, profissionais da educação, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, e profissionais das forças de segurança e salvamento, entre outros.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação como uma medida fundamental para proteger não apenas os indivíduos vacinados, mas também toda a comunidade. A imunização contra a influenza contribui significativamente para a redução da propagação do vírus e suas consequências.

Imunização contra a dengue

Além da vacinação contra a gripe, estará disponível a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o imunizante reduz o risco de infecção sintomática e hospitalizações pela doença. A eficácia geral é de 80,2% a partir de 30 dias do esquema de duas doses, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%.

Confira locais e horários para a vacinação:

Postos fixos

De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos