Agosto Dourado é celebrado em Anápolis com incentivo ao aleitamento e doação

Atividades são promovidas durante o mês pelo Banco de Leite Humano e a Atenção Básica do município

Anápolis preparou uma programação especial durante o mês para dar visibilidade à campanha Agosto Dourado, criada pela Organização Mundial de Saúde para simbolizar a luta pela amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, o Banco de Leite Humano e a Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, estão desenvolvendo ações de incentivo ao aleitamento materno e também à doação de leite (veja programação abaixo).

“O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, ressalta a coordenadora do Bando de Leite Humano, Eliene Monteiro. Além disso, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, reduzindo o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Eliene destaca que, apesar do reforço durante o Agosto Dourado, a conscientização é feita constantemente pela equipe em unidades de saúde, instruindo e ressaltando a relevância da doação. Ela explica que a escolha das doadoras é feita por triagem. Após a divulgação, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com um apoio que faz toda a diferença.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite Humano do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do leite que, depois de pasteurizado, é doado para unidades como a Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva e a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa.

Desde dezembro de 2018, o Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira possui sede própria, no Bairro São Joaquim, e teve a assistência ampliada às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, e também às crianças. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em pediatria, psicologia, enfermagem, odontologia e odontopediatria. Esse último ainda oferece a frenectomia, uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca do bebê, conforme orientação médica.

Programação:

12 de agosto
09h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Filostro Machado

15 de agosto
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde São Carlos
15h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Calixtópolis

16 de agosto
08 – 08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Anexo Itamaraty

17 de agosto
09h – Atividades para gestantes na unidade de saúde Jardim Alexandrina
13h30 – Mamaço e Shantala para gestantes e lactantes. Ação promovida por meio de parceria entre a Prefeitura (Banco de Leite Humano) com a ONG Mamães de Anápolis, Maternidade Dr. Adalberto e Santa Casa Anápolis. Local: Parque Ipiranga.

18 de agosto
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Arco Verde
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde da Vila Fabril
09h – Palestra e atividades nas unidades de saúde do Santo Antônio e João Luiz de Oliveira
14h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde Santa Maria de Nazareth

19 de agosto
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Recanto do Sol
13h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Jardim Suíço
14h – Palestra e atividades para grupo de gestantes nas unidades de saúde Paraíso e Branápolis

23 de agosto
08h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde do Bandeiras e Souzânia

24 de agosto
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Calixtolândia
09h – Atividades para gestantes nas unidades de saúde Santa Izabel, Bairro de Lourdes e São Lourenço
14h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do São Vicente

25 de agosto
09h – Atividades para gestantes nas unidades de saúde Vivian Parque, Interlândia e Parque dos Pirineus
09h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Maracananzinho

26 de agosto
08h – Atividades e palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes nas unidades de saúde do Adriana Parque e da Vila Norte

30 de agosto
07h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Setor Tropical
08h – Atividades para gestantes na unidade de saúde do Jardim das Américas
08h30 – Atividades para gestantes na unidade de saúde da Vila Formosa
09h – Palestra sobre aleitamento materno para grupo de gestantes na unidade de saúde do Maracanã

Compartilhar publicação