Voluntários de Coração leva solidariedade em doações e serviços a mais de 300 famílias

Além de cestas de alimentos, brinquedos e serviços da assistência social, foram oferecidos cursos profissionalizantes

Foto: Gislaine Matos

O programa Voluntários de Coração realiza semanalmente ações que levam serviços e doações para a população em situação de vulnerabilidade social do município, e nesta semana, as escolas municipais Dr. Anapolino Silvério de Faria e Ernst Heeger, abriram as portas para receber a população e todos os serviços da Prefeitura de Anápolis. As ações são realizadas em conjunto, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Integração Social, Esporte e Cultura, Educação, Meio Ambiente e Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, por meio do programa Voluntários de Coração. As doações contaram com a presença da primeira-dama de Anápolis e idealizadora do programa, Vivian Naves, além das secretárias de Integração Social e Educação, Andrea Lins e Eerizania Freiras, respectivamente.

Durante as ações realizadas ontem e hoje (26), mais de 300 famílias foram atendidas, garantindo o acesso aos benefícios da assistência social e recebendo toda a solidariedade dos Voluntários de Coração. A integração entre as secretarias é de suma importância para a realização dos eventos, já que aproximar os serviços da população é cada vez mais necessário. Durante as ações, diversos serviços foram levados à população, como atualização e inclusão no Cadastro Único, que garante o recebimento de benefícios municipais e federais, além de atendimentos do programa Criança Feliz, referenciamento de famílias, encaminhamento para o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), divulgação da rede de apoio a mulheres vítimas de violência, inscrições em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Espaço da Oportunidade, confecção de currículos e encaminhamento ao mercado de trabalho através do Sistema Nacional de Empregos (SINE), garantindo amplo atendimento à população, sem que grandes deslocamentos sejam necessários.

A dona de casa Divina Sebastiana, de 61 anos, é moradora do bairro Calixtópolis e fala com alegria da ida do programa Voluntários de Coração até o bairro onde ela mora. “Eu não preciso ir ao centro mais para atualizar meu cadastro. Trazer os serviços para o nosso bairro é muito bom, e ainda ganhei uma cesta para fazer minha comidinha”, destacou.

Os alimentos entregues para as famílias durante as ações são da parceira com o Sindicato Rural de Anápolis, que realizou a Expoana 2022, onde foram arrecadadas mais de 36 toneladas de alimentos repassados ao programa Voluntários de Coração. As famílias referenciadas ainda receberam cestas com frutas, verduras e legumes, que são higienizados e embalados pela equipe do Banco de Alimentos, responsável por distribuir também bolos de cenoura para a população. As crianças ganharam brinquedos e, nas ações, as famílias ainda levaram misturas para bolo doadas pelos parceiros da Companhia de Distribuição Araguaia. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez doação de mudas.

O coordenador da Escola Municipal Ernst Heeger, Renato Bessa, falou sobre a integração entre as secretarias e a alegria em receber os serviços na unidade escolar. “Receber esta ação aqui é motivo de muita alegria. Nossa comunidade agradece aos voluntários e à Prefeitura pela dedicação, pelos serviços aqui oferecidos, pelas cestas doadas e por toda a mobilização. Sem dúvidas, isso fará muita diferença no dia a dia de todos”, concluiu.