Vigilantes da rede municipal participam de formação

Prefeitura de Anápolis é uma das primeiras do Estado a contratar serviço de vigilância para as unidades de ensino

Foto: Ana Laura Zanni

Mais de 200 vigilantes que atuam nas unidades de ensino da rede municipal de Educação participaram neste final de semana de formação com o tema Comunicação Assertiva através da Inteligência Emocional. O curso, que terá continuidade no próximo sábado, 27, é ofertado pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Senac Anápolis.

Para o secretário Municipal de Educação, Alex Martins, a contratação destes profissionais foi mais um grande avanço para a Educação. “Anápolis se destacou mais uma vez entre as cidades do Estado e foi uma das primeiras a contratar uma empresa de segurança para atuar nas unidades de ensino. Dessa forma, a Prefeitura continua cuidando não só da qualidade de ensino dos estudantes, como da segurança de toda a comunidade escolar”, ressalta.

Luciana Carniello, professora da rede, gerente de Educação do Sesc e Senac e uma das palestrantes do evento, ressaltou a importância do investimento na formação desses servidores. “Cada vigilante que trabalha em uma unidade de ensino é parceiro da Educação. Todos eles já têm certificação em cursos para se tornarem seguranças, mas a partir do momento em que eles vêm para dentro de uma escola ou Cmei, é essencial que entendam seu papel como educador e como membro importante de uma comunidade escolar”, destaca.

Sandra Araújo é gestora do Cmei Anita Malfatti e conta que a chegada dos vigilantes engrandeceu o trabalho já realizado na unidade. “Nossos colegas vieram para somar. Passamos por momentos difíceis e de incertezas, e eles foram um apoio muito grande. As famílias agora têm ainda mais segurança para deixar seus filhos no Cmei e nós, servidores, também trabalhamos com mais tranquilidade”, diz.

“Estou muito feliz em participar desse curso, juntamente com todos os meus colegas, porque estamos tendo a oportunidade de aprender muito e entender a nossa importância dentro de um ambiente escolar na proteção das crianças e adolescentes”, conta Cleonice Moreira, vigilante da Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos.

As relações interpessoais e a compreensão da escola como ambiente educacional e formador de cidadãos, responsabilidade social dos vigilantes enquanto membros da comunidade educacional, segurança humanizada, comunicação assertiva e não violenta são alguns dos assuntos trabalhados.

Para atuarem nas unidades de ensino, os vigilantes comprovam formação técnica específica de seguranças, certificação em curso de formação e Carteira Nacional emitida por instituição devidamente habilitada e reconhecida. Eles realizam rondas periódicas, serviços de vistoria da portaria, verificação de condições de segurança, observam a movimentação de indivíduos suspeitos nas imediações do posto e permitem o ingresso nas instalações somente de pessoas previamente autorizadas e identificadas.