Vem e Faz leva circuito de educação no trânsito para estudantes da Grande Jaiara

Além de pista com placas e semáforos que simulam trânsito real, equipe da CMTT entrega carteira de agente mirim

Foto: Bruno Velasco

“Vou ser uma boa motorista quando crescer, porque vou seguir todas as regras de trânsito”, afirma Isabella Florez, de 9 anos, após vivenciar a experiência de ser pedestre e também ciclista em sua escola. A estudante da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira participou da ação do Vem e Faz desenvolvida pela Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) sobre educação no trânsito, que contou com uma minipista, semáforos e placas de sinalização. “Eu gostei muito dessa ação que teve aqui na minha escola, porque aprendi que não se deve avançar o sinal quando estiver vermelho, mexer no telefone enquanto dirige e que devemos parar na faixa para o pedestre atravessar.”

O Vem e Faz tem reunido diversos serviços da administração municipal, levando atendimento de todas as secretarias para a região da Grande Jaiara durante o mês de abril. Nesta atividade, participam estudantes de 6 a 10 anos.

O diretor de trânsito, Igor Lino Siqueira, considera essencial levar atividades como essa para serem vivenciadas e discutidas nas escolas, pois elas estimulam as crianças a adotarem práticas seguras no trânsito. “Com essas ações desenvolvidas nas escolas, buscamos contribuir na formação de cidadãos com uma consciência maior e melhor, apostando em condutores mais responsáveis, atentos à sinalização e com uma visão e uma mentalidade diferente da que existe hoje. Para mudar uma cultura é preciso investir em educação desde a base”, ressalta.