Vacinação antirrábica é oferecida em três postos fixos em Anápolis

Podem receber a vacina animais acima de três meses de idade e cada local tem um cronograma de atendimento

Foto: Arquivo

Cães e gatos acima de três meses de idade contam agora com três postos fixos para receber a vacinação antirrábica em Anápolis. São eles: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Cada local tem um cronograma de atendimento (veja abaixo).

A vacina antirrábica não tem restrição para fêmeas prenhas ou cães idosos. Os animais afetados pela raiva podem transmitir a doença para os humanos, causando até a morte. Ela é infecciosa viral aguda, não tem cura, acomete mamíferos, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade.

A raiva é uma doença causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, com letalidade próxima a 100%. A doença pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais contaminados. Além de cães e gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres também podem transmitir a raiva.

Os animais com suspeita da doença apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

Postos fixos para vacinação antirrábica:

  • Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
  • Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.
  • Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira das 9h às 18h.
Compartilhar publicação