Unidades de ensino do município recebem projetos de gestão de água, saneamento e sustentabilidade

Projetos Wash e Recriar envolvem estudantes e toda a comunidade na transformação do espaço escolar

Foto: Nilson Paiva

Melhorar a qualidade da água e tornar as escolas espaços sustentáveis são os principais objetivos dos Projetos “Wash nas Escolas” e “Recriar o Pátio da Escola”, lançados nesta quarta-feira, 18, na Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto e que serão replicados em 36 unidades de ensino da rede municipal.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a ONG 4 Elementos, para a implementação no município dos projetos de cooperação internacional, ambos financiados por três instituições italianas: Fondazione Sipec, Fondazione Museke e Acque Bresciane.

“Estamos muito felizes de poder replicar as ações em outras unidades de ensino. Esse conhecimento fará a diferença não só nas escolas, mas também nas famílias, que serão mais conscientes em relação à sustentabilidade, e quem ganha com tudo isso é a cidade de Anápolis”, comenta a secretária de Educação, Eerizania de Freitas.

O projeto ‘Wash nas Escolas’ visa a melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição e incentivando a reciclagem e a reutilização. Nas unidades de ensino, serão realizadas análises microbiológicas da água, bem como ações como a confecção de gibis educativos e coleta de óleo de fritura para oficina de produção de sabão. Já o projeto ‘Recriar o Pátio nas Escolas’ vem como uma complementação ao primeiro, para criar uma cultura da sustentabilidade nas escolas, por meio da criação de jardins sensoriais, hortas, confecção de jogos e brinquedos, e doação de lixeiras de coleta seletiva para as unidades de ensino.

“Nossa visão é garantir uma gestão sustentável de instalações de água e saneamento, assim como a sustentabilidade das unidades de ensino, levando aos estudantes da rede ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com a natureza e com a água”, comenta Carmencita Tonelini, presidente da 4 Elementos.

Para a gestora da Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, Valmi Rocha Rodrigues, esses conhecimentos aplicados podem contribuir para a construção de pessoas mais responsáveis com o meio ambiente. “Que nós possamos trazer para essas crianças o que é mais importante: cuidar do meio ambiente e aprender a conviver. Isso faz parte da formação de um cidadão consciente”, disse.

Wash em Anápolis
O projeto ‘WASH nas Escolas’ vem sendo realizado desde 2018 na rede municipal, e foi implementado em 12 escolas com a realização de 2.640 análises microbiológicas da água, construção de uma fossa de bananeiras em uma escola rural e distribuição de cinco mil gibis educativos para os estudantes. Até 2023, o projeto será expandido para outras 36 escolas municipais, com o plantio de 1,5 mil árvores em nascentes, distribuição de saboneteiras e sabão líquido para as escolas, além das análises microbiológicas da água.