Unidades de ensino da rede municipal realizam ações de educação no trânsito

Atividades têm como foco a formação de agentes fiscalizadores dos adultos e futuros condutores conscientes

Foto: Ana Laura Zanni

Até a próxima semana, durante a Semana Nacional do Trânsito, a Rede Municipal de Educação realiza nas unidades da educação infantil e do ensino fundamental ações pedagógicas voltadas para a educação do trânsito. O objetivo é aproximar os estudantes das normas do Código de Trânsito Brasileiro e com isso incentivá-los a contribuir para a conscientização de adultos na direção ou calçadas.

“Ações educativas como essas contribuem para a formação consciente dos estudantes, além de ensinar valores como respeito e responsabilidade no trânsito“, explica a secretária de Educação, Eerizania de Freitas, sobre o trabalho realizado pelos profissionais da rede.

As atividades realizadas nas unidades de ensino colaboram na construção das bases para a formação de futuros condutores, alertando ainda quanto à importância do respeito às regras, independente do papel que o cidadão desempenha no trânsito, seja ele pedestre, passageiro, motorista ou ciclistas, por exemplo. Alguns CMEIs montaram semáforos, minicircuito com faixas de pedestres, carteirinha de motorista e carrinhos de papelão para atrair a atenção das crianças para as Leis de Trânsito.

Davi Campos tem 9 anos e é estudante do 4º ano da Escola Municipal Lions Anhanguera. Ele conta que a iniciativa o deixou mais consciente das responsabilidades. “Quando alguém está dirigindo, tem que usar cinto de segurança, não pode usar o celular e não pode ultrapassar a velocidade. Quando estamos andando na rua, temos que olhar para os dois lados antes de atravessar e sempre fazer isso na faixa de pedestre”, diz o estudante.

“As atividades foram planejadas para que pudessem aprender a respeitar algumas placas importantes e ter atitudes corretas para evitar acidentes: uso do cinto de segurança, a importância do assento da cadeira, não jogar lixo pela janela, não falar ao celular enquanto dirige, respeitar o próximo e ter paciência”, enumera Rosana Aparecida Dutra, gestora do CEI Rainha da Paz.

A Semana Nacional do Trânsito foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e foi inserida no calendário pedagógico da rede. As atividades correspondem à faixa etária de cada estudante. A comunidade e as famílias também são responsáveis por participar dessa educação, proporcionando um trânsito mais seguro.