Praça da Bíblia

A Praça da Bíblia foi construída a partir da inauguração do atual templo da Assembleia de Deus Ministério de Anápolis, idealizada por Antônio Alves Carneiro, pastor em Brasília, posteriormente em Anápolis, nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Estrela do Sul em 1924. Católico e ex-seminarista, em 1948, através do primo Cristiano Alves Rodrigues (futuro pastor da AD) converteu-se à fé protestante. Ordenado pastor em 1950, trabalhou nas cidades de Olho d’Água, Catalão, Pires do Rio e Ipameri. Brasília era apenas um sonho, quando no dia 19 de novembro de 1956, Carneiro e um grupo de pastores da AD de Madureira em Goiás visitaram o local. Havia tão somente “mata, cerrado e muito trabalho por realizar”. Reunidos em círculo, os pioneiros oraram e informalmente iniciaram a AD na nova capital.

Ao visitar o acampamento da Novacap, onde operários trabalhavam freneticamente preparando o terreno para as futuras obras, receberam informações de que o governo doaria lotes na região: porém, todas as construções deveriam ser feitas de madeira. Era o início da Cidade Bandeirantes ou Cidade Livre. Como observou Jason Tércio em seu livro Os Escolhidos “Brasília começava bem: tudo de graça e com a graça de Deus”. Impressionado com as promessas e as perspectivas de crescimento no planalto central, Carneiro “foi sendo cada vez mais atraído pela nova capital do país”. Sentindo então o magnetismo da futura “Capital da Esperança”, renunciou ao pastorado de Ipameri e resolveu iniciar a AD em Brasília. Morando em uma tenda de lona, evangelizava e realizava cultos ao ar livre com ajuda de alguns irmãos (inclusive presbiterianos) de outras localidades.

Auxiliado por pastores assembleianos de Madureira, Rio de Janeiro, que visitavam a região, mais algumas ofertas entre os poucos membros da nascente obra, aos poucos Carneiro foi levantando recursos para construção do primeiro templo na capital, sendo inaugurada no dia 15 de julho de 1957, com a presença do pastor Paulo Leivas Macalão. Findo o culto de inauguração, foi proposto por Macalão que, pastor Carneiro assumisse a missão de pastorear na AD em Anápolis. Acertado o acordo entre os pastores, e com as bençãos divinas, a troca foi realizada com êxito. No dia 17 de agosto de 1957, pouco mais de um mês depois da inauguração da igreja em Brasília, Carneiro assumiu a AD anapolina.

Desde os anos 80, vários congressos e outros eventos são promovidos pela Assembleia de Deus onde está localizado a Praça da Bíblia, um dos de maior destaque é o Comepe – Congresso de Mocidades Evangélicas Pentecostais, independente da denominação, além de fomentar o turismo religioso, contribui para geração de emprego e renda. Apesar de não ter tradição com marchinhas, desfiles e blocos de rua, o recesso de Carnaval de Anápolis tem fama a nível estadual – e até nacional. Neste período são organizadas caravanas em outras cidades, composta por milhares de jovens e adultos, que vem para Anápolis para participarem da programação dos congressos evangélicos. Uma das principais atrações dos congressos são os convidados conhecidos a nível nacional no mundo gospel. Além de preletores, cantores e bandas conhecidas nacionalmente costumam ser as atrações dos eventos.

Fontes:

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

TÉRCIO, Jason. Os Escolhidos – a saga dos evangélicos em Brasília. Brasília: Coronário, 1997.

Entrevista – Pastor Jose Clarimundo. 07 de agosto de 2023.