Estação Ferroviária de Anápolis Prefeito José Fernandes Valente

A Estação Ferroviária de Anápolis “Prefeito José Fernandes Valente”foiinaugurada em agosto de 1933 pelo Intendente Municipal João Luiz de Oliveira. A estação foi projetada pelo engenheiro Wenefredo Barcelar Portela e fica em frente à Praça Americano do Brasil. Entre os anos de 1978-1985 abrigou o Tiro de Guerra do Exército. O local foi tombado como patrimônio histórico pela Lei Municipal nº 1.824 03 de janeiro 1991.

Estação Ferroviária Engenheiro Castilho

A Estação Ferroviária Engenheiro Castilho está localizada no Bairro Jundiaí Industrial. O local foi inaugurado em julho de 1951, 16 anos após a implantação do ramal em Anápolis. O nome é uma homenagem ao Engenheiro Arthur Pereira de Castilho, então Diretor Geral do Departamento Nacional das Estradas de Ferro. Era um defensor do planejamento entre integração das ferrovias e rodovias. Essa Estação sofreu uma pequena ampliação em 1976 que descaracterizou seu projeto original.

Estação Ferroviária General Curado

A Estação Ferroviária General Curado foi projetada pelo Engenheiro Wenefredo Barcelar Portela, e inaugurada em 7 de setembro de 1935. Está situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), num dos pontos mais altos de toda a Estrada de Ferro Goiás (EFG). Além da estação, ainda resta a casa do chefe de estação e um alojamento, ambos ocupados por famílias.

A estação é usada como depósito particular. Os trilhos continuam por 2 quilômetros após a estação. O nome do local é uma homenagem ao General Joaquim Xavier Curado, que nasceu nas imediações (em Pirenópolis), foi governador de Santa Catarina, lutou em várias guerras, entre elas a invasão ao Uruguai e deu apoio a Dom Pedro I no Dia do Fico.