A Vigilância em Saúde (VS) é um sistema contínuo e sistemático de monitoramento da situação de saúde da população, com o objetivo de identificar, prevenir e controlar riscos e agravos à saúde. É composta por diferentes áreas de atuação, incluindo:
-Vigilância Sanitária;
-Vigilância Epidemiológica;
-Vigilância de Zoonoses;
-Controle de Vetores;
-Imunização.
Essas áreas atuam de forma integrada para garantir a proteção da saúde pública, por meio da coleta, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. Esses dados subsidiam o planejamento, a tomada de decisão e a implementação de políticas públicas eficazes.
A Política Nacional de Vigilância em Saúde, definida pela Resolução nº 588/2018, estabelece que a VS é uma função essencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política orienta que a vigilância deve ter caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios, reforçando seu papel estruturante na gestão da saúde pública.
A gestão da Vigilância em Saúde é de responsabilidade exclusiva do poder público, o que assegura a sua autonomia e a sua função estratégica no cuidado integral à saúde da população.