Governo e Secretarias Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Auditoria e Faturamento

Competências

A Diretoria de Auditoria e Faturamento atua de forma analítica e operativa, realizando auditorias e monitorias contínuas nas prestações de serviços que são realizadas pelo SUS. É dividida por gerências e cada setor realiza seus respectivos trabalhos, seguem: A Gerência de Auditoria de Faturamento atua no processamento dos dados enviados pelos prestadores de serviços que possuem vínculos com a prefeitura. Dentre as atribuições relacionadas ao setor, seguem as que são regularmente realizadas: Processamento da base CNES, assessoramento dos estabelecimentos de saúde, efetuando inclusão, alteração e exclusão do CNES, assessoramento aos faturistas das unidades próprias e privadas a fim de evitar perda de faturamento. Dentre as atividades no sistema do CNES, destaca-se: Cadastro dos estabelecimentos e dos profissionais; Emissão de relatórios operacionais, gerenciais e estatísticos; Rotinas de importação, exportação e consistência de arquivos; Cópia e restauração de base de dados; Atualização de base de dados geradas a partir da base nacional. Processamento do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS), acompanhamento e instruções de correções de críticas do processamento. Emissão e envio de sínteses de produção aos prestadores. Processamento dos arquivos SUS-SIHD (Sistema de Informação Hospitalar descentralizado) e não SUS CIHA (Sistema de Comunicação de Informações Hospitalar e ambulatorial) com assessoramento aos faturistas das unidades públicas e privadas. São efetuadas planilhas de acompanhamento de produção e saldos dos prestadores, auxiliando na melhoria dos fluxos de controle, evitando a eventual produção maior que o limite contratual. Elaboração da planilha financeira que é mensalmente encaminhada ao setor de controle interno para posterior pagamento. O Setor de Auditoria atua com a análise minuciosa, tanto analítica quanto operativa, dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, realizados pelos prestadores de serviços que possuem vínculo com a prefeitura, evitando, assim, fraudes e desvios de recursos da saúde e promovendo a orientação educacional necessária para o equilíbrio econômico-financeiro municipal e o amplo e qualificado acesso e atendimento dos usuários do SUS. A Gerência de Auditoria de Serviços atua na Avaliação de Organizações Sociais em caráter preventivo e saneador, visando o monitoramento contínuo, o aprimoramento dos procedimentos, priorizando o controle de resultados e a análise e elaboração de relatórios de prestação de contas dos Contratos de Gestão celebrados com a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis.