Secretaria Municipal de Educação oferece aulas preparatórios para o Saeb

“Ideb em Ação” realizará formações e simulados com estudantes para alavancar resultados da educação no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Foto: divulgação

Mais de 5 mil estudantes da Rede Municipal de Educação participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nos meses de novembro e dezembro. O instrumento, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicado para estudantes dos 5º e 9º anos das redes pública e privada de Anápolis.

Para alavancar os resultados, a Secretaria Municipal de Educação está realizando o “Ideb em Ação”, um projeto que envolve formação de professores, aulas com acompanhamento pedagógico no contraturno escolar, além de simulados, que serão realizados na Plataforma Educa Anápolis, para que os estudantes se sintam mais seguros e preparados para realizar a avaliação. Também participarão do projeto estudantes do 2º ano visando sanar os prejuízos durante a pandemia.

A pasta criou diversas ações para contribuir no desenvolvimento dos estudantes. “A prova Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e, para ampliar as habilidades destes, fortalecendo hábitos de estudo, uma das estratégias foi liberar o retorno 100% presencial dos estudantes do 5º e 9º anos. A estratégia culmina na consolidação da aprendizagem dos estudantes”, destaca a secretária de Educação, Eerizania de Freitas.

Para Flávia Fernanda Silva, Diretora de Ensino, embora a educação tenha sofrido impactos pela pandemia, a perspectiva é de que os resultados sejam positivos. “Mesmo com as aulas presenciais interrompidas, os estudantes continuaram tendo acompanhamento dos professores pelas aulas online e, com o retorno presencial, foi intensificado o ensino das matrizes dos componentes curriculares que serão avaliados”, ressalta a diretora.