Rede Municipal de Educação celebra a Semana da Pátria

Nesta quinta-feira, 9, ato cívico contou com a participação de autoridades municipais, Tiro de Guerra de Anápolis, estudantes e banda da Prefeitura

Foto: Ana Laura Zanni

As unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação prepararam diversas atividades para celebrar a Semana da Pátria, em comemoração à Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. A execução do hino nacional, apresentações escolares e estudo sobre as cores da bandeira estão acontecendo nesta semana. Ontem, 8, na Escola Municipal Clóvis Guerra, foi feito o hasteamento da bandeira, e nesta quinta, 9, a Escola Municipal Antônio Constante realizou ato cívico com a participação do Tiro de Guerra 11 001 de Anápolis. O encerramento, na manhã desta sexta-feira, 10, será no Cmei Jorge Amado. A banda Lira de Prata, da Prefeitura de Anápolis, participa das ações nessas unidades.

Para a Secretária de Educação, Eerizania de Freitas, as ações organizadas pelos professores e equipe gestora desenvolvem nos estudantes a formação para a cidadania. “São ações significativas para despertar em nossos estudantes respeito e amor à pátria além da valorização da nossa história”, ressalta a secretária.
Raphaela Lorena Silva, do 5º ano da Escola Municipal Antônio Constante, se diz orgulhosa de participar de momentos como este. “É importante comemorarmos a Semana da Pátria para honrarmos a nossa bandeira e o nosso país”, comenta a estudante.

Segundo o subtenente do Tiro de Guerra 11 001 de Anápolis, Adriano Gomes, o interesse dos estudantes em participar das atividades, sendo incentivados desde a infância, enche de esperança. “Estamos comemorando 199 anos da nossa independência, momento em que nos livramos dos grilhões dos estrangeiros. O envolvimento da comunidade nessa comemoração, principalmente o das nossas crianças, que são o futuro da nossa nação, é muito importante”, afirma.