Programa Voluntários de Coração leva doações e serviços para a população da região Leste

Serviços da assistência social, encaminhamento para empregos e cursos profissionalizantes também foram levados à população

A quadra da Escola Municipal Walter Beze ficou pequena para a quantidade de serviços e doações disponíveis para a população na manhã desta quinta-feira, 28. A ação promovida pelo programa Voluntários de Coração, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação; Integração Social, Esporte e Cultura; Meio Ambiente; e Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, levou aos moradores da região Leste os serviços socioassistenciais e doações vindas de voluntários e parceiros. A ação contou com a presença da primeira-dama de Anápolis e idealizadora do programa Voluntários de Coração, Vivian Naves, e das secretárias de Educação e Integração Social, Esporte e Cultura, Eerizania de Freitas e Andrea Lins, respectivamente.

A atual gestão municipal prioriza o acesso das famílias anapolinas aos serviços públicos que garantem seus benefícios, e as ações promovidas pelo programa Voluntários de Coração nas escolas municipais são uma ferramenta que aproxima a população dos serviços, facilitando o acesso e garantindo os direitos do cidadão. Durante a ação, a Prefeitura de Anápolis disponibilizou os serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único, referenciamento de famílias, atendimentos do programa Criança Feliz, inscrições em cursos profissionalizantes oferecidos pelo Espaço da Oportunidade e encaminhamento ao mercado de trabalho através do Sistema Nacional de Empregos (SINE), confecção e impressão de currículos profissionais, encaminhamento para o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e divulgação da rede de apoio às mulheres vítimas de violência, fortalecendo as políticas públicas e preservando os benefícios da população.

As famílias ainda garantiram uma despensa cheia e um almoço farto. O programa Voluntários de Coração doou cestas de alimentos e cestas com frutas, verduras e legumes, separados e higienizados pela equipe do Banco de Alimentos de Anápolis, que também distribuiu deliciosas tortas de legumes para os presentes, reforçando a importância do reaproveitamento de alimentos. As mamães ainda ganharam fraldas descartáveis para seus bebes e a criançada levou brinquedos novinhos para casa. A empresa Belma, parceira do programa Voluntários de Coração, doou deliciosas rosquinhas de chocolate que foram entregues para as famílias, que também receberam lenços anticépticos, garantindo a segurança durante a pandemia. A Secretaria de Meio Ambiente levou mudas de árvores para os moradores.

A moradora do bairro Frei Eustáquio, Jacilene Silva, de 22 anos, fala da importância dos alimentos para o sustento das duas filhas. “As coisas estão tão caras. Quando eu vi tudo que tinha na cesta, fiquei muito feliz, ainda mais por ter outra cesta com frutas e legumes. Agradeço de coração a todos”, destacou.

Vitória Carolina, de 19 anos, está grávida de seu primeiro filho. “Estou muito grata por esta ação. Ganhei fraldas descartáveis e uma cesta básica. Muito obrigada, Voluntários de Coração”, concluiu.