Primeiro dia de vacinação para faixa etária de 9 e 10 anos e crianças com comorbidades

Acompanhados dos responsáveis, equipe organizou os pequenos por ordem de chegada

Foto: Bruno Velasco

“Além de você se prevenir, ajuda o próximo a não pegar Covid.” Essa foi a mensagem do pequeno Pedro Santos Fagundes, de 10 anos, que apesar de ter um pouco de medo de agulha, diz não ter sentido dor para receber a dose da vacina, que começou a ser aplicada nesta quarta-feira (19), no ginásio da UniEvangélica, para cadastrados na faixa etária de 9 e 10 anos e crianças de 5 a 11 anos com alguma comorbidade.

Sua mãe, Cláudia Santos da Cruz, 52 anos, alertou que essa é a única forma para a prevenção das crianças. “Temos o dever, como responsáveis, de aceitar essa proteção mesmo correndo o risco de eles pegarem essa doença, porém de uma forma mais branda”, ressaltou, elogiando o serviço prestado pelo SUS.

As crianças estavam sendo organizadas por ordem de chegada e depois apresentavam a documentação, sempre acompanhadas pelo responsável. Após essa etapa, cinco entravam de cada vez em uma sala para os profissionais aplicarem a vacina. “Tudo está sob controle e estamos conseguindo manter um fluxo”, explicou a voluntária Luana Freitas de Oliveira, que é estudante de medicina.

Fantasiada de jacaré, Marina Vitória Seabra Toschi, de 10 anos, confessou que estava bastante ansiosa, mas disse que a possibilidade de poder viajar futuramente com mais tranquilidade fez com que a agulha não fosse um obstáculo. “Minha vontade é ir para Caldas Novas o mais rápido possível e a vacina é importante para não pegar Covid.” A mãe de Marina, Aline Seabra Toschi, 48 anos, disse que “temos que confiar na ciência”.

A vacinação continua e o cadastro é realizado pela página vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar, anexando CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e ainda documento pessoal da criança (certidão de nascimento ou RG). Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada do responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.

Balanço
Hoje foram vacinadas 316 crianças. Mais de 90% da população já está imunizada com a primeira dose da vacina, 83% com a segunda e 26% com o reforço. A quarta dose já está disponível para quem atingiu a distância de tempo necessária para recebê-la.

Compartilhar publicação