Primeira sala pública de cinema de Anápolis será inaugurada nesta sexta-feira

A iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, com um investimento de R$ 100 mil

Foto: Gabriel Augusto

A Galeria Antônio Sibasolly, que funciona no Centro Cultural Ulysses Guimarães, na Praça Bom Jesus, ganhará uma sala pública de cinema. O novo espaço, que recebeu o nome de Cine Sibasolly, passou por uma grande reforma e abrirá suas portas em grande estilo, com piso tátil, climatização, 44 lugares, uma tela com cinco metros de largura e três de altura e equipagem tecnológica. A inauguração da sala será nesta sexta-feira, 26, às 20h.

A iniciativa é da produtora Território Cultural, possível graças à aprovação do projeto Cinema Para Todos no Edital da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Prefeitura de Anápolis. Luiz Fragelli, produtor responsável pela idealização e execução do projeto, conta que a ideia é fornecer à comunidade anapolina uma programação gratuita que irá democratizar o cinema e fortalecer a fruição das produções locais, além de auxiliar na preservação de um patrimônio da cidade.

Na estreia serão exibidos quatro filmes de cineastas anapolinos, entre eles “João de Barro”, de Absair Weston; “Bilhete”, de Daniel Duarte Sena; “Capitão Tocha”, de Matheus Amorim; e “Da Margem do Rio o Mar”, de Rei Souza. A iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração, com um investimento de R$ 100 mil.

“A inauguração da primeira sala de cinema pública de Anápolis é um importante marco na preservação e revitalização dos prédios históricos da cidade e representa um avanço significativo na oferta de serviços culturais à comunidade. Dessa forma, é possível encontrar um equilíbrio entre a conservação do patrimônio histórico e a capacidade de adaptá-lo às necessidades contemporâneas”, disse o coordenador de Editais de Cultura e curador de Artes Visuais da Secretaria de Integração, Paulo Henrique Silva.

A nova sala de exibição que agora integra a Sibasolly além de proporcionar à população a oportunidade de visitar exposições de arte, a sala de cinema oferecerá, de forma gratuita, a possibilidade de desfrutar de sessões cinematográficas em família nos finais de semana. “É importante ressaltar que esse novo espaço não se limitará apenas à exibição de filmes, ele estará disponível para uma ampla gama de atividades culturais, como palestras, cursos, reuniões e outras iniciativas afins”, destacou o coordenador.

Histórico
O prédio que hoje é o Centro Cultural Ulysses Guimarães foi idealizado em 1938 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, como também a sede do Fórum. Sua construção foi realizada para simbolizar o processo de modernização pelo qual passou o município com a chegada da ferrovia e dar à administração pública municipal um caráter mais moderno. Em 1975, a Prefeitura ganha uma nova sede e o prédio se mantém apenas como fórum da cidade.

Anos depois, em 1993, o poder judiciário se muda para uma nova sede e o prédio passa a ser ocupado por diferentes órgãos. Atualmente, no prédio funciona a Galeria Antônio Sibasolly, que promoveu em 2019 uma reforma que compreendeu a fachada e a estrutura interna, além de realizar com recursos próprios a manutenção e reparo do prédio.