Prefeitura realiza visitas técnicas a produtores da agricultura familiar em Anápolis

Em maio, equipe da Secretaria de Indústria e Comércio atende profissionais reconhecidos pela qualidade das hortaliças produzidas

Foto: Ana Laura Zanni

A dona Rosalina Gonçalves Dias Pereira e seu esposo Ivo Francisco Pereira vieram de Rondônia na década de 90. Por lá plantavam cacau, abacaxi, café e banana. Em solo goiano, investiram em hortaliças. Desde 1993 cultivam alface, couve, coentro, rúcula, rabanete, salsa, acelga, brócolis e cebolinha. Na propriedade de cinco mil metros, nas Chácaras Americanas, localizada no Bairro de Lourdes, o casal criou os cinco filhos e hoje vende toda sua produção para supermercados e também no feirão local.

As hortaliças produzidas na região leste da cidade se tornaram referência em toda a cidade. E nesta semana, durante o projeto Vem e Faz, dona Rosalina recebeu a visita técnica da equipe de agrônomos da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda. Questionada sobre a importância da ação, a produtora diz que é uma iniciativa excelente de orientação e também de reconhecimento da valorização da Prefeitura de Anápolis para com a agricultura familiar.

O secretário responsável pela pasta, Alex Martins, explica que a equipe tem realizado periodicamente essas visitas a propriedades rurais do município. Na ocasião, os agrônomos têm produzido relatórios fotográficos com a utilização também de imagens de satélite, levantamento do cultivo, área plantada, data do plantio, produção estimada e início da colheita. O objetivo dos técnicos é orientar os produtores para a dinamização e desenvolvimento econômico, fomentar a agricultura familiar, além da renovação cadastral.

Outra propriedade visitada foi a do produtor Lindomar Vieira de Freitas, nas proximidades do distrito de Interlândia. Ele cultiva couve e projeta uma produção anual de cerca de 20 toneladas ao ano. A expectativa é superar esse montante na produção de bananas, que a propriedade também cultiva, além de outros gêneros agrícolas, como brócolis e cebolinha.

A Prefeitura de Anápolis investe em políticas públicas de fomento à agricultura familiar e apoio aos produtores rurais locais, alcançando ainda os feirantes para compreender o fluxo de desenvolvimento econômico local e regional.