Prefeitura promove conscientização pelo Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Panfletagens e palestras em escolas municipais e comércio de Anápolis fazem parte da programação para conscientizar a população sobre o tema

Foto: Gislaine Matos

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho e a data marca a luta contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Por isso, a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial, preparou uma programação com panfletagem e palestras para informar à população o tema, assim como os canais de denúncia disponíveis.

Durante toda a semana, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vai abordar a questão em diversas ações em escolas municipais e nos comércios de Anápolis. O objetivo é fazer com que toda a comunidade esteja ciente dos direitos das crianças e adolescentes, além de informações sobre os malefícios do trabalho Infantil.

A lojista Mariana Santos, de 34 anos, apoiou a iniciativa. “Confesso que fui pega de surpresa, não sabia a respeito da data. Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela ação. Acho muito necessário que esse assunto seja discutido para que possamos proteger nossas crianças”, disse.

Muita gente se confunde por não saber diferenciar o trabalho infantil e atividades educativas. A diferença é clara. O primeiro impõe a uma criança a responsabilidade de um adulto. Já as atividades educativas são aquelas em que a criança ou o adolescente pode realizar, de acordo com a sua faixa etária, como forma de desenvolvimento de autonomia, cooperação e responsabilidade, sem prejuízo do estudo, lazer e sem envolvimento de punições ou chantagens.

Canais de denúncia:
Conselho Tutelar – 0800 546 1114