Prefeitura libera mais de R$ 1,2 milhão para as unidades de ensino pelo Pafie

Repasse será o terceiro realizado em menos de um ano às escolas e Cmeis do município, totalizando o valor de R$ 3,7 milhões

Foto: Bruno Velasco

Mais de R$ 1,2 milhão arrecadado de impostos municipais, como o ISS e o IPTU, serão distribuídos nas 106 unidades de ensino da rede municipal. O valor será investido em despesas de capital e custeio em geral (reparos, manutenções e implantações de ações pedagógicas) para o retorno 100% presencial em 2022. Esse já é o terceiro repasse do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie) realizado pela Prefeitura de Anápolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em menos de um ano.

“Com o repasse de mais um recurso às instituições de ensino, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria, ressalta a prioridade dada à educação e a importância da autonomia dos gestores”, aponta a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, sobre o novo repasse, que, junto aos dois anteriores, soma um montante de R$ 3,7 milhões.

Para receber o recurso, é necessário que cada unidade envie seu Plano de Aplicação à Secretaria Municipal de Educação até hoje, 10, e, após análise e avaliação, é autorizada a transferência do valor, que deverá ser utilizado em até 30 dias. O cálculo para o repasse proporcional ao porte das unidades.