Prefeitura instala mais 3,9 mil lâmpadas de LED

Além da economia, equipamentos geram mais segurança por oferecer maior luminosidade

Foto: Bruno Velasco

O trabalho de modernização da iluminação pública em Anápolis segue avançando com a nova aquisição de lâmpadas de LED realizada pela Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT). Serão 3,9 mil novos pontos em que será feita a troca das lâmpadas incandescentes pelas de LED, começando pela região da Jaiara e bairros adjacentes. O investimento promoverá mais economia, já que elas têm maior durabilidade que as comuns. A previsão é de que até 2024 toda a cidade já esteja com a nova iluminação.

“Entendemos a iluminação pública como uma questão de segurança pública, já que a lâmpada de LED possui maior luminosidade comparada com a lâmpada comum. Ela também tem menor consumo de energia, sem contar que esse material possui garantia de até cinco anos”, explica o diretor de Serviços Urbanos, Albenzio Vento Filho. De acordo com ele, as lâmpadas comuns retiradas são reaproveitadas na manutenção de lâmpadas nos bairros que ainda possuem o material incandescente. “Com essa medida, economizamos em torno de 70% do que era gasto com a aquisição de material para manutenção das lâmpadas comuns existentes em alguns bairros. Isso é um passivo ambiental muito grande.”

Para realizar a instalação, a equipe da CMTT elaborou um estudo técnico para mapear as regiões em que havia manutenções recorrentes, além dos bairros com o maior índice de criminalidade. Nessa primeira etapa serão atendidos 21 bairros: Adriana Parque; Aldeia dos Sonhos; Ana Caroline; Anexo Itamaraty; Bandeiras; Dom Emanuel; Dom Felipe; Guanabara; Jandaia 1ª e 2ª Etapa; Las Palmas; Lago dos Buritis; Mônica Braga; Nova Vila Jaiara; Residencial Bela Vista; Residencial Centenário; Residencial Palmeiras; Setor Escala; Vila Jaiara; Vila Harmonia; e Vila Bella.