Prefeitura e UniEvangélica inauguram unidade de saúde no Jardim Esperança

Novo local vai atender cerca de oito mil moradores de bairros como Nova Aliança e Girassol

Foto: Ana Laura Zanni

“Parece um sonho que está se tornando realidade”, disse Janilda Correia, moradora do Jardim Esperança, ao ver a unidade de saúde, tão aguardada, sendo entregue. “A mais próxima era a do Munir. Agora está pertinho da minha casa. É uma felicidade muito grande saber que meus filhos terão atendimento aqui”, disse a dona de casa.

Elizeu Santos, que mora ao lado da unidade, também demonstrou sua satisfação. “Estou feliz demais. Temos alguém que olhou por nós”, relatou. Ronaldo Pires compartilhou a mesma opinião. “É uma maravilha. Há muito tempo precisávamos desse cuidado.”

Foi assim que os moradores da região do Jardim Esperança demonstraram sua alegria com a inauguração da unidade de saúde neste sábado, 30, como parte da programação do aniversário de 115 anos da cidade. Graças à parceria da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a UniEvangélica, o projeto foi concretizado e cerca de oito mil pessoas da região poderão usufruir dos serviços oferecidos.

A unidade do Jardim Esperança (Clínica da Família) vai além da atenção básica em saúde, ela leva também um caráter social à região. “Esse é um local afastado que necessita de aparelhos públicos e agora, com essa parceria, a comunidade terá esse acolhimento junto com toda a gama de serviços que uma unidade de saúde pode oferecer. Estamos mais uma vez ressaltando a prioridade dessa gestão, que é cuidar de pessoas”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Júlio Cesar Spíndola, que, na ocasião, representou o prefeito Roberto Naves.

O reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes, ressaltou ainda o perfil didático da unidade, que será um ponto de apoio para a universidade, principalmente em cursos voltados para a área da saúde, como medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, entre outros. “Vamos unir a necessidade de cobrir essa região com o trabalho desses estudantes, que vão ter uma verdadeira escola de saúde pública”, destacou.

Estrutura
Serão duas equipes de estratégia de saúde da família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e odontólogos, além de farmacêuticos e equipe multiprofissional, atuando de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. A construção é extensa, com possibilidade de ampliação e inclusão de outras atividades.

A unidade também terá coleta de exames, sala de vacina e programas específicos, como acompanhamento de pré-natal, diabetes, hipertensão e saúde do idoso. “Conforme o convênio com a UniEvangélica, em breve serão ofertadas especialidades médicas e outros serviços”, acrescentou o secretário.

Segundo Ernei de Pina, vice-presidente da Associação Educativa Evangélica, mantenedora da UniEvangélica, a unidade é um sonho realizado que começou quando a Igreja Betesda doou o terreno e parte da infraestrutura à instituição, com o intuito de projetar benfeitorias para aquela região. “Recebemos com muita alegria essa doação e procuramos o município para promover esse trabalho incrível que estamos vendo aqui. Essa unidade é uma prova de que o poder público e privado, juntos com a sociedade organizada, aqui representada pela Igreja Betesda, podem fazer a diferença na vida das pessoas. E esse é apenas o embrião de uma grande parceria”, ressaltou.