Prática esportiva e educação: um avanço para o desenvolvimento estudantil

Os Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis, JEREA, reúnem 17 escolas municipais com partidas de diversas modalidades

Foto: Bruno Velasco

Os jogos da rede municipal já começaram e, neste ano, contam com a participação de 17 escolas, que competem em suas próprias unidades. As modalidades são futsal, atletismo, queimada, voleibol, judô, ultimate frisbee, xadrez e ginástica artística.

O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento escolar e são muitos os apontamentos que evidenciam as relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e o desempenho escolar dos estudantes. “Nesse sentido, os jogos visam estimular a coordenação motora, agilidade e a percepção temporal e também espacial. No espaço educativo, o mais importante é a interação social e a prática esportiva contribui com o fortalecimento dos vínculos comunitários, além de despertar o protagonismo em nossos estudantes”, ressalta a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas.

O JEREA foi criado pela Secretaria Municipal de Educação com o propósito de integrar as ações do Projeto Esporte Escola, que foi desenvolvido para impulsionar o esporte escolar na rede municipal de Educação. Tem por objetivo promover o intercâmbio desportivo no meio estudantil e estimular a prática esportiva consciente, contribuindo para a saúde, socialização e formação integral dos estudantes.

Participam neste ano as Escolas Municipais Afonsina Mendes do Carmo, Alfredo Jacomossi, Cora Coralina, Deputado José de Assis, Dona Alexandrina, Gomes Santana Ramos, Jahir Ribeiro Guimarães, Lions Anhanguera, Manoel Gonçalves da Cruz, Ernst Heeger, Raimunda de Oliveira Passos, Raymundo Paulo Hargreaves, Realino José de Oliveira, Rodolf Mikel Ghannan, Rosevir Ribeiro de Paiva, Wady Cecílio e Walter Beze.