Praça do Ceramista é reinaugurada com homenagem às famílias do segmento

Espaço na Vila Fabril reconhece legado do setor para o município e todo o Estado, desde a implantação das primeiras fábricas

Foto: Bruno Velasco

A Praça do Ceramista foi reinaugurada nesta sexta-feira, 28, homenageando 22 famílias de trabalhadores do segmento que contribuíram e ainda fazem parte da história do setor na cidade de Anápolis. Elas receberam um certificado e uma estatueta confeccionada por um artesão da região. Localizada na Vila Fabril, a obra conta com academia da terceira idade, espaço de convivência, parquinho, além de paisagismo e um monumento em homenagem aos ceramistas.

“É uma alegria muito grande estar aqui na Fabril podendo homenagear as famílias dos ceramistas, famílias que ajudaram na implantação desse bairro. Elas que foram responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, pela fundação de Campo Limpo, e que realmente geram emprego. Então estou muito alegre em estar podendo entregar essa praça e em saber que foi feito um acordo para a desapropriação da área do Campo do Mago, onde estaremos daqui a 15 dias derrubando o muro e devolvendo esse espaço para toda sociedade”, ressaltou o prefeito Roberto Naves.

O chefe do executivo complementou ainda dizendo que estará lançando a ordem de serviço assim que a licitação estiver pronta, para construir uma escola municipal para que se possa conseguir atender a demanda local. “Sabemos também que a estrutura do posto de saúde está comprometida, mas sofríamos aqui nessa região pois não tínhamos áreas públicas para construção dessas demandas, agora podemos dar mais dignidade para toda essa região”.

“Meu agradecimento vai para todos os ceramistas, para todas as famílias que têm contribuído não apenas com essa região, e sim com Anápolis e com o Estado de Goiás através das mais de 50 empresas ceramistas que existem aqui e que têm levado desenvolvimento econômico, ajudando na geração de postos de trabalho, com mais de 2,5 mil empregos diretos e milhares de indiretos”, disse a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves.

O secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wederson Lopes, comentou que “essa revitalização da praça é um pedido das cerâmicas que ajudaram na construção de capitais como Goiânia e Brasília e faz parte da história da nossa cidade. Essa demanda foi feita pela primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves à nossa Secretaria, inclusive com uma doação de um monumento, que é a réplica de uma chaminé de uma cerâmica”.

Com a revitalização da praça, a Associação das Indústrias de Cerâmica do Estado de Goiás, os empresários e a população agradeceram às lideranças políticas pelo reconhecimento desse setor produtivo, o qual foi e continua sendo importante na geração de empregos e arrecadação para o município. Donizete Ferreira, presidente da Associação dos Ceramistas de Goiás, comentou que “essas indústrias continuam sendo importantes até os dias de hoje, pois a qualidade dos nossos tijolos é reconhecida em todos os lugares. Continuamos firmes, buscando apoio e gerando empregos na nossa região”.

Tal homenagem se deve ao fato das primeiras fábricas de tijolos da região, até mesmo antes do nascimento de Anápolis, terem sido construídas na Vila Fabril. E foi através delas que surgiram as primeiras residências da cidade. As indústrias pioneiras que se instalaram nessa região foram as das famílias Miotto e Pina, que vieram de Monte Carmelo (MG). Daí em diante, com o grande consumo do produto, surgiram outros empreendimentos do segmento.