Plantio de mudas em APP marca Dia da Árvore em Anápolis

Ação faz parte de projeto de reflorestamento para proteção do Piancó, responsável pelo abastecimento de água na região

Foto: Divulgação

As árvores são o pulmão da natureza. Esse é o ditado que os ambientalistas adotaram para exaltar a importância desse tesouro ecológico. E, para comemorar sua existência, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal de Anápolis e Rotary Clube Jundiaí, decidiram festejar a data em alusão ao Dia da Árvore com uma ação de plantio e reflorestamento em uma área de preservação permanente (APP) no Setor Sul Jamil Miguel (II etapa), nesta terça-feira, 21. Outra ação foi a oficina de plantio, no Parque Ipiranga. As duas atividades contaram com a presença de crianças da Escola Municipal Antônio Constante e do CMEI Nazaré Cunha Leão.

A meta é recuperar esses espaços de extrema importância para a bacia de abastecimento de Anápolis, o Piancó. O reflorestamento é fundamental para enriquecer o lençol freático e diminuir as erosões, a fim de que o rio continue abastecendo o município de forma sustentável nos próximos anos. Posteriormente, o projeto, que deve durar até fevereiro do ano que vem, continua na área do Setor Jamil Miguel, podendo alcançar até 600 mudas, e em outras regiões da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Mauro Douglas, ressaltou que a água “é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Em função disso, nós plantamos diversas espécies arbóreas”. Apenas na ação de hoje foram distribuídos 500 saches de sementes e plantadas 110 árvores nativas, como Ipês, Guapuruvu, Genipapo, Jatobá, Pau Brasil, Caju, Guapeva e Jacarandá Mimoso.

“Temos a grata satisfação de comemorarmos a data de hoje, o Dia da Árvore, que é um momento oportuno para refletirmos a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. Vale destacar que a data, diferente de outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa amanhã, 22 de setembro, no Hemisfério Sul”, diz o secretário.