Educação para a Vida entra para calendário letivo das unidades de ensino da rede municipal

Temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serão desenvolvidos em semana especial com apresentações culturais, palestras, oficinas e gincanas

Foto: Divulgação

As escolas e Cmeis da rede municipal de Educação se preparam para realizar, no período de 16 a 20 de novembro, a Semana de Educação para Vida. A ação, que consta no calendário escolar, resulta da Lei nº 11.988/2009 e pretende trabalhar conhecimentos relativos a assuntos ausentes do currículo obrigatório, como ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, prevenção contra doenças transmissíveis, direitos do consumidor e Estatuto da Criança e do Adolescente. Esses temas transversais estão contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e serão desenvolvidos de forma lúdica com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar nas programações desenvolvidas.

“Será um momento de discussão sobre assuntos de extrema importância para a comunidade escolar”, ressalta a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, sobre a relevância do assunto.

Parcerias com profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Integração Social, Cultura e Esporte foram realizadas para a realização de palestras com os estudantes. Atividades como feira de matemática, apresentações culturais, jogos inclusivos e tecnológicos, mini circuitos de trânsito e gincanas também fazem parte da programação, que tem sua culminância no dia 20 de novembro.