Como parte da programação da exposição inédita “Os 120 Anos da Presença Árabe no Coração do Brasil”, foi realizada nesta quinta-feira, 13, no CEITec, palestra ministrada pelo professor Pedro Sahium, que abordou o tema “Os Árabes em Anápolis, a ajuda da religião no processo de integração ao novo”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Anápolis através da Gerência de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização e do Instituto Jan Magalinski.
Na ocasião, foi realizado sorteio de livros da biografia de um dos mais conhecidos imigrantes libaneses que se estabeleceu em Anápolis: “Mounir Naoum: do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. A obra, escrita pelo ex-prefeito Pedro Sahium e o jornalista Danilo Boaventura, conta a história do jovem libanês que deixou sua cidade natal Trípoli, aos 17 anos e, depois de 48 dias no porão de um navio, chegou ao Brasil, vindo a se estabelecer em Anápolis ainda nos anos 40, e aqui construir um grande império comercial que se estendeu para diversos estados do país.
A exposição é elaborada sob curadoria do historiador Jairo Alves Leite e estará aberta ao público até o dia 28 de abril de 2023, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os visitantes têm acesso a moedas e cédulas árabes, além de registros fotográficos com personalidades históricas da cultura.