Ouvidoria da ARM recebe reclamação de falta de água

População pode entrar em contato com a Agência pelos telefones (62) 3902-1242 e (62) 3902-1251

Foto: Divulgação

A Agência Reguladora Municipal (ARM) emitiu nota na manhã desta terça-feira, 14, que orienta a comunidade a entrar em contato com a Ouvidoria, pelos telefones (62) 3902-1242 e (62) 3902-1251, em caso de falta de água. Segundo o presidente do órgão, Robson Torres, a Saneago já se prepara para acionar a segunda bomba de captação no Ribeirão Capivari.

De acordo com ele, apesar de esforços da ARM, com um monitoramento constante, as condições climáticas levam ao maior consumo de água. “Atingimos a marca de 77.168 m³ diários de uso somente no Piancó”, detalha.

Robson Torres alerta que é dever de todos economizar água e evitar os desperdícios. “Quando tratamos de segurança hídrica, peço atenção a todos vocês. A omissão no passado é a causa de muitas ocorrências no presente. Por isto, peço a ajuda de todos na fiscalização. Fale com a gente por meio da Ouvidoria”, solicita.

Notificação
A Agência Reguladora expediu uma notificação à Saneago, em um prazo de cinco dias úteis de resposta, que solicitava o cronograma das metas e prazos dos serviços cumpridos e em andamento do Plano de Gestão com previsão até 2023; o relatório de desempenho anual; cópia do Termo de Gestão.

Segundo Robson Torres, o documento solicita ainda a comprovação do recolhimento da Taxa de Fiscalização e comprovação do recolhimento do repasse mensal ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

A notificação trouxe ainda duas determinações: que a Saneago promova a recuperação da pavimentação pública (vias e calçadas), quando proveniente de obras e serviços de manutenção, operação ou implantação de redes de abastecimento público; e a comunicação prévia dos serviços, ao menos que sejam casos emergenciais.