Obra da Prefeitura dá fim ao processo erosivo no Setor Sul Jamil Miguel

Vários imóveis já estavam ameaçados pela erosão. Solução de engenharia envolveu implantação de gabiões, recomposição e novas galerias de água pluvial

Foto: Bruno Velasco

O processo erosivo deixou de ser uma ameaça à população do Setor Sul Jamil Miguel. A Prefeitura de Anápolis conclui, nas próximas semanas, uma obra de contenção que vai garantir segurança para todos os moradores da região.

São mais de 3 mil metros cúbicos de gabiões e 1.122 metros de novas galerias de água pluvial que evitarão a continuidade do processo erosivo. O trabalho também envolve uma recomposição de terraplanagem de mais de 15 mil metros cúbicos.

“Nós tínhamos muitos imóveis já ameaçados por essa erosão, que vinha avançando a cada ano. Três deles, inclusive, estavam sob alto risco. Havia emergência em fazermos este trabalho. Nós resolvemos agora o problema de forma definitiva, como fizemos com a erosão da Vila Formosa”, afirmou o prefeito Roberto Naves.

O terreno no local é íngreme e favorece o processo erosivo, uma vez que toda a água das chuvas desce para a região. “Era um problema muito grave, que ameaçava também o bairro Santa Rita e as Chácaras Jonas Duarte. Toda a obra foi pensada para conter de forma definitiva o processo erosivo”, ressaltou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro.

Além da instalação de gabiões e galerias de água pluvial, foram construídos 2,5 mil metros quadrados de novas calçadas. A capa asfáltica do local foi totalmente recapeada.

Resolução

A Prefeitura de Anápolis também resolveu de forma definitiva a erosão que, por três décadas, deu dores de cabeça aos moradores da Vila Formosa. Em 2020, o prefeito Roberto Naves inaugurou uma solução de engenharia com 90 metros de extensão, 16 degraus de queda d’água e 845 metros de dreno profundo.

Dessa forma, a captação da água tornou-se mais eficiente. Com a canalização pluvial, o solo não ficou mais saturado e o processo erosivo foi contido.