Novo Centro Pop ampliará cuidado com população em vulnerabilidade de Anápolis

Estrutura passou por ampla reforma e reforçará rede de cuidado

A Prefeitura de Anápolis vai inaugurar, até o aniversário de 117 anos de Anápolis, o novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), cujas obras já chegam a 99% de execução. A estrutura, localizada no Setor Central, foi amplamente reformada e ampliará a rede de cuidado com as pessoas em vulnerabilidade.

Parte do prédio foi demolida e reconstruída com parâmetros de acessibilidade. O investimento de R$ 1,2 milhão também contempla a reconstrução dos banheiros e adequação de todos os ambientes, inclusive dos setores administrativos e de triagem.

A novidade da obra é a construção de um canil para os animais que acompanham as pessoas em situação de rua. No local, além do abrigo, os pets também terão uma área exclusiva para higienização. A Prefeitura também construiu uma nova guarita e um pátio.

“Nós temos um olhar muito cuidadoso com o social, e isso é reconhecido em todo o país. Anápolis é referência e, com toda esta estrutura reformada e pronta para receber quem precisa, daremos dignidade e vamos ter mais condições de trabalhar para tirar essas pessoas da rua”, afirmou o prefeito Roberto Naves.

O Centro Pop acolhe diariamente cerca de 60 pessoas em situação de rua, ofertando atendimento especializado, quatro refeições diárias, espaço para higiene pessoal, lavanderia, roupas e agasalhos, cobertores e cortes de cabelo. Além disso, também realiza cadastramento nos serviços disponíveis e encaminha usuários para as comunidades terapêuticas e casas de passagem.

“É um espaço importante para que nós possamos começar a mudar a realidade dessas pessoas. É dever do município também ofertar a acolhida e auxiliar cada cidadão que mora ou passa pela nossa Anápolis”, destacou a primeira-dama Vivian Naves.

Rede de acolhimento

A rede de assistência social de Anápolis, capitaneada pelo Programa Voluntários de Coração, revolucionou o acolhimento à população vulnerável no município. “As pessoas não precisam mais ficar na fila esperando uma cesta básica, como acontecia antes, pois o processo está disponível no nosso Zap 24h”, ressaltou Roberto.

O cuidado também passa pela ampliação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e políticas públicas educacionais, como o programa GraduAção – que concede bolsas universitárias a estudantes de Anápolis, e habitacionais, com o ‘Meu Lote, Minha História’ – que doa lotes para a realização do sonho da casa própria para pessoas carentes – e o Reurb-S, de regularização fundiária.