No mês de março, Prefeitura de Anápolis realiza ações dedicadas às mulheres

Na área da saúde, o processo de laqueadura e avaliação para inserção do DIU foram intensificados

Foto: Gislaine Matos

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Anápolis proporcionou uma programação repleta de atividades para o público feminino. Palestras, serviços de saúde e apresentação cultural fizeram parte do cronograma de ações pela cidade. O mês dedicado a elas foi aberto com a Orquestra Jovem de Anápolis (OJA), que apresentou no Teatro Municipal um sofisticado repertório para as homenageadas.

A primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, e a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Eerizania Freitas, prestigiaram o evento. “No mês dedicado a elas, buscamos expressar uma mensagem de empoderamento, sem perder o encanto e a beleza de ser mulher”, diz a secretária.

Além de apresentarem temas como o tango Por una Cabezza e Pretty Woman, o repertório homenageou ainda a pioneira Chiquinha Gonzaga. “Conhecer composições da primeira maestra brasileira e assistir essa homenagem em um espaço público é muito importante”, conta a estudante Amanda Oliveira Lima, de 28 anos.

E as ações não pararam por aí. Todos os Centros de Referência de Assistência social (CRAS) realizaram palestras e rodas de conversa abordando temas como o empoderamento feminino, o protagonismo das mulheres e a prevenção à violência doméstica. Essa iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, será realizada durante todo o mês de março.

“Participei da roda de conversa aqui no CRAS e foi muito bom, pois aprendemos que o lugar da mulher é onde ela quiser, que nós somos muito importantes. Agradeço à equipe e a todos os envolvidos que contribuíram para esse evento”, disse a Rosiane Souza, de 32 anos, que participou da palestra no CRAS Sul. Atualmente, Anápolis conta com quatro CRAS: Sul, Norte, Leste l e Leste ll. Além da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura que fica ao lado do Terminal Urbano.

Um aulão de zumba também fez parte da programação. A atividade teve como palco o Parque Ipiranga, onde foram oferecidos ainda serviços gratuitos como massagem, treino funcional e avalição física.

Saúde
A Unidade de Saúde da Mulher (Cais Mulher) proporcionou um dia diferente às mulheres. Serviços de saúde, palestras, momento de beleza e sorteio de brindes fizeram parte da programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que teve como carro-chefe a abertura de processo de laqueadura e vasectomia, além da avaliação para inserção do DIU. A unidade já realiza estes procedimentos, mas agora irá ampliar e se adequar às novas regras, que entrou em vigor no início deste mês. Para abertura de processo de laqueadura ou vasectomia, a idade mínima passou de 25 anos para 21 anos ou dois filhos vivos.

“A legislação abriu algumas lacunas como, por exemplo, a pessoa pode ter dois filhos vivos que tem direito ao procedimento, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico”, explica a diretora de Assistência Especializada, Bárbara Sousa. Outras mudanças são que não há mais necessidade de autorização do cônjuge para os procedimentos e a permissão da laqueadura no parto. Para abertura do processo de laqueadura ou vasectomia, os interessados devem procurar o Cais Mulher, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, com os seguintes documentos: RG e CPF do solicitante; cartão do SUS; comprovante de endereço atualizado; e certidão de nascimento dos filhos.

Primeiramente é agendada uma consulta com assistente social e psicólogo. “Após a consulta e avaliação com estes profissionais, o processo ficará em aberto por 60 dias, o qual se chama período de arrependimento. Após esse prazo, o solicitante retorna à unidade para passar por consulta médica para realização do procedimento”, informa a diretora.

Também, na oportunidade, foram intensificadas as avaliações para colocação do DIU de cobre, que é o dispositivo oferecido pelo SUS. A paciente agenda a consulta na própria unidade e serão solicitados os exames necessários. “Se a paciente for encaminhada de uma unidade de saúde com os exames em mãos, o DIU é colocado no dia da consulta. Para a inserção são solicitados exames como ultrassom transvaginal, prevenção e Beta HCG coletado na semana”, ressaltou a coordenadora do Cais Mulher, Virgínia Miguel.