No dia dedicado à luta das Pessoas com Deficiência, Prefeitura destaca direitos e fortalecimento de políticas públicas

No próximo final de semana, Anápolis recebe Festival Paralímpico, reforçando importância do esporte para inclusão

Foto: Arquivo

O dia 21 de setembro é considerado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. E para marcar a data, a Prefeitura de Anápolis, juntamente com os parceiros e a rede de proteção, promoveu uma manhã de bate-papo entre pessoas com deficiência e instituições de atendimento no município para falar sobre promoção de direitos e as vivências de cada um. Pela tarde, foi realizada uma visita com entrega de kits para os acolhidos na Residência Inclusiva, um serviço da Prefeitura ofertado a jovens e adultos com deficiência que não têm condições de autossustento.

“Podemos falar de vários avanços, como a criação da Diretoria de Inclusão na Secretaria Municipal de Educação, o fortalecimento do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além da implantação da Residência Inclusiva. E estamos ampliando cada vez mais esse diálogo para fortalecer as políticas públicas de atendimento e garantia de direitos para pessoas com deficiência na nossa cidade”, explica a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andréa Lins.

Além das palestras informativas sobre saúde e direitos da pessoa com deficiência, também houve um momento de testemunho, para partilha de experiências. “Essa conversa é importantíssima para que todos vejam que os surdos, e pessoas com outras deficiências, também são capazes. Vim explicar minha história, mostrar que também tenho uma família, estudo e trabalho, como qualquer pessoa. É importante que a sociedade veja isso e que conheça um pouco mais sobre o assunto”, diz Ana Carolina, que se comunica em Língua Brasileira de Sinais.

Inclusão pelo esporte
Neste sábado, 24, Anápolis receberá mais uma edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência para trabalhar, de forma lúdica e recreativa, a importância da inclusão. A cidade sediará o evento pela quarta vez no Ginásio Internacional Newton de Faria, a partir das 8 horas da manhã. A realização é do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio das Loterias Caixa e apoio da Prefeitura de Anápolis.