Na volta às aulas, rede municipal recebe estudantes com novidades para o ano letivo

Entre as mudanças, os alunos utilizarão livros didáticos unificados, feitos exclusivamente para o município, e Kit Educação será entregue com novos itens

Foto: Bruno Velasco

Cerca de 37 mil estudantes da rede municipal de Educação retornaram às aulas nesta segunda-feira (23), dando início ao ano letivo de 2023 nas 108 unidades de ensino (56 escolas municipais, 8 escolas conveniadas, 32 CMEIs e 12 Centros de Educação Infantil conveniados). Os servidores administrativos começaram suas atividades no último dia 9 e as equipes pedagógicas das unidades, no dia 16, para realizar os planejamentos.

Neste ano, um grande diferencial são os novos sistemas unificados de ensino, já em implantação nas unidades escolares, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Os sistemas se equiparam aos que já utilizados em redes privadas e facilitarão o acompanhamento do desempenho dos estudantes, das unidades e da rede como um todo. Além disso, por meio deste investimento de mais de R$ 12 milhões, todos os estudantes receberão livros didáticos confeccionados exclusivamente para o município e que serão adotados de forma unificada em todas as unidades.

Para o secretário da pasta, Alex Martins, os sistemas alinharão o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando um avanço na educação pública. “O objetivo é que toda a rede fale a mesma língua, unificada, compartilhada, para que possamos evoluir ainda mais na qualidade do ensino que ofertamos aos nossos estudantes”, comentou.

Além dos novos livros didáticos, que deverão ser entregues à comunidade escolar até a primeira quinzena de fevereiro, os estudantes também receberão o Kit Educação, mas este ano com mais itens: serão uniformes completos (camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e short-saia para as meninas), um par de tênis, dois pares de meias, agasalho, materiais escolares de acordo com a série, squeeze para água, estojo e mochila.

Segurança nas unidades
Preparando as unidades de ensino para o retorno dos estudantes, desde a última semana, a Secretaria implantou o serviço de segurança desarmada em escolas e CMEIs, por meio dos agentes contratados pela empresa vencedora da licitação.

O secretário reforça o posicionamento da gestão municipal de que o maior patrimônio são os estudantes e os servidores. “Pensando neles é que a Prefeitura, por meio de processo licitatório, contratou esse serviço, fundamental para o zelo da vida daqueles que frequentam o ambiente escolar, como professores, servidores e estudantes”, enfatizou.

A contratação da segurança desarmada complementa o serviço 24h de monitoramento remoto de todas as unidades, encarregado pela segurança e pelo patrimônio das unidades.